top of page

32 mil m² - Prefeitura anuncia reforma do Parque da Prainha e comunidade cobra diálogo



Na noite do último domingo (22), o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, anunciou durante o "Verão Vila Velha" as mudanças que serão realizadas no Parque da Prainha.


Conforme o anúncio, a obra será dividida em duas partes. A primeira em toda a área não ocupada da Prainha, ou seja, a parte onde não há construções atualmente. A segunda parte contemplará a área gastronômica e da colônia de pesca que funciona no local. Essa segunda parte será ainda debatida com os profissionais que atuam no local.


O espaço de 32.799,60 m² contará, após a conclusão das obras, com área exclusiva para grandes eventos como shows e apresentações culturais, pista de caminhada e corrida, parquinho das crianças, área gastronômica, fonte interativa de águas dançantes, academia, ampla área de piquenique e circulação e banheiros de alvenaria.


“Estamos fazendo uma extensão daquilo que já conta nossa história. O corredor formado por palmeiras imperiais na Praça Almirante Tamandaré é uma passarela no tempo, que começa na Igreja do Rosário, a mais antiga do país em funcionamento, e passa pela Casa da Memória e obras de artes que remetem ao descobrimento. As palmeiras também serão portão de entrada do novo Parque da Prainha, moderno, feito para as famílias e para grandes eventos. Coloca nossa cidade no roteiro nacional dos grandes eventos e como cidade protagonista no turismo. Ou seja, agora de fato teremos um Parque das Famílias”, explicou o prefeito.


O projeto


O espaço vai acomodar grande demanda de eventos que ocorrem na área, ao mesmo tempo que proporciona atividades para o dia a dia, como as pistas de caminhada e ciclovia ao redor do parque, tendo várias atribuições voltadas para toda a família.


A orla do Parque também deverá ser totalmente reformulada para trazer mais segurança e iluminação cênica com um letreiro de Vila Velha. A Prefeitura ainda anunciou que o local contará com pontos de ônibus, bike VV, banheiros e área de embarque e desembarque próximo ao aquaviário, para auxiliar o fluxo de pessoas que diariamente necessitam deslocar-se nessa região.


Diálogo


No entanto, o anúncio deixou muitas dúvidas à comunidade local. O perfil @anossaprainha que reúne moradores e comerciantes da região publicou um post questionando que faltou diálogo entre o município e a comunidade que não teria sido ouvida.


"Ta aí o projeto, sem conversar com ninguém, como anunciado há mais de ano aqui. Óbvio que toda Prainha necessita e MERECE uma reforma... Porém, esclarecendo: países desenvolvidos as coisas são construídas em conjunto com as pessoas para ficar melhor e elas se sintam parte daquilo e até ajudem a cuidar".







0 comentário

Comments


bottom of page