top of page

Após 86 anos, bloco não irá desfilar por restrições da Prefeitura



Fundado em 1937 no bairro Ilha das Flores, o Bloco do Boi tem sua tradição de arrastar uma multidão atrás do boi para brincar o carnaval.


No entanto, no carnaval que completaria 87 anos, o bloco anunciou que não irá às ruas diante das regras (abaixo) impostas pela PMVV para os desfiles carnavalescos na cidade.




continua após a publicidade


Denunciando a falta de diálogo, “em momento nenhum fomos procurados para qualquer tipo de conversa, para planejarmos o carnaval”, a nota divulgada pelo bloco cita que “as novas regras nos impossibilitam de desfilar os 4 dias de carnaval e querem que façamos o desfile debaixo de um sol escaldante para finalizar às 17 horas.”



continua após a publicidade


Em entrevista à nossa reportagem, os representantes do bloco desabafam que “estão nas ruas desde 1937, nunca foi fácil, mas nessa atual gestão está sendo impossível. Não tem condições de por nossas crianças, jovens e idosos debaixo de sol escaldante, temos instrumentos e o boi pesado para carregar”. 


Confira a nota na íntegra:


O Bloco do Boi, vem a público informar que excepcionalmente neste ano de 2024, não realizará os desfiles durante o Carnaval. Entendemos que o poder público, PMVV, está correto em pensar em toda a segurança dos foliões durante as movimentações dos Blocos de Carnaval, na maior festa cultural do país. Mas entendemos também que as mudanças devem ocorrer através de diálogos. Como no ano passado, em momento nenhum fomos procurados para qualquer tipo de conversa, para planejarmos o carnaval em total conjunto. A forma que está, a PMVV manda e quem quiser que aceite ou não desfila. Como não concordamos em desfilar fugindo de nossas tradições e sendo obrigados a seguir as novas regras que nos impossibilitam de desfilar nos 4 dias de carnaval, debaixo de um sol escaldante, para finalizar às 17:00h. O Bloco do Boi com muita tristeza vem a público informar que não irá desfilar pelas ruas do bairro. Aproveitaremos a pausa para uma reestruturação interna, visando fortalecer nossa parceria e o bom entendimento que sempre tivemos com a PMVV. Desde já agradecemos a compreensão. Prefeitura Municipal de Vila Velha, vamos rever todas essas regras e determinações que nos foram exigidas, precisamos de respeito, não vamos fazer igual ano passado. “Me diga qual foi a criança que nunca correu do boi”…





continua após a publicidade


Em portaria de 11 de janeiro de 2024, a PMVV publicou as regras abaixo:



Art. 1° Fica definido como período do Carnaval (09/02/2024 a 14/02/2024). 

Art. 2° Excepcionalmente, fica definido que todos os Blocos de Carnaval devem solicitar autorização através da COMUNE, até o dia 17 de janeiro de 2024. 

Art. 3° Cada bloco carnavalesco terá direito, no máximo, a 02 (dois) dias no Carnaval. 

§ 1° Os blocos autorizados deverão ter segurança privada. 

§ 2° Os blocos da Região 1 e 2, não poderão fazer percurso até avenida da praia. 

Art. 4° Fica definido que a Guarda Municipal deverá aprovar o percurso de cada um dos Blocos para o período do Carnaval. 

Art. 5° Somente será autorizado 02 (dois) blocos por região, por dia, a depender do tamanho e percurso a ser realizado. 

Art. 6° Cada bloco deverá ter a duração de 05 (cinco) horas, com encerramento até as 17 horas, do mesmo dia. 

Art. 7° Não será autorizada a saída de nenhum bloco de carnaval após a Quarta-Feira de Cinzas. 

Art. 8° Fica proibido a realização de show pirotécnico com queima de fogos de artifício, de qualquer tipo, em área pública. 

Art. 9° Somente será permitido a utilização de Trio Elétrico, com a apresentação de toda a documentação de regularidade do veículo e a inspeção do mesmo pelo setor competente da Prefeitura Municipal de Vila Velha. 

Art. 10. Após o encerramento das atividades de cada Bloco de Carnaval, os mesmos deverão promover o desligamento da sonorização e a sua dispersão. 

Art. 11. A fiscalização do cumprimento dos dispositivos contidos nesta portaria, será exercida pelos agentes fiscais dentro das competências de cada Secretaria, em conjunto com a Guarda Municipal e demais órgãos de segurança pública necessários. 

Art. 12. Será assinado entre o organizador do bloco e a Prefeitura Municipal de Vila Velha um Termo de Compromisso, onde os blocos deverão atender todas as condicionantes. 

Art. 13. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. 


-------------------------------

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o VVemDia não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade oficial de governos. Fazer jornalismo custa caro. Contribua, anunciando ou doando para esse projeto de informação de qualidade à sociedade. Informações contato@vilavelhaemdia.com.br ou pelo WhatsApp (27)30727561


2 comentários

2 Comments


Muito triste essa situação, eu acho o prefeito muito bom em várias coisas mas a nossa cultura está abandonada. Bloco do boi é tradição, e nossas crianças esse ano ficarão sem ver o boi !

Like

Literalmente, fica visível,que o prefeito de Vila velha,está querendo acabar com as tradições culturais de nossa cidade,o bloco do boi,é o mais velho de Vila velha,e a quem diz do estado inteiro.

Um grande prefeito,mas no quesito cultura,deixa muito,a desejar!


Like
bottom of page