top of page
Foto do escritorRedação

Coletivo VOA promete movimentar a cultura canela-verde


Lançamento do grupo acontece no dia 01 de abril, na Pousada VilaZinha, na Prainha de Vila Velha, com desfile de moda, exposição, apresentação musical e lançamento de livro





“Um grupo de artistas criativos com a cabeça fervilhando de ideias e projetos”: é assim que os integrantes do Coletivo VOA definem a sua linha de atuação. Formado por 15 artistas capixabas, o grupo promove o lançamento de suas atividades na próxima sexta-feira (01/04), às 19h30, na Pousada VilaZinha, na Prainha de Vila Velha. Situado próximo à entrada do Convento da Penha, o local abriga uma exposição permanente com as criações artísticas do grupo.


A programação da noite de lançamento terá desfile de art wear com Bebel Gama, Cris Xavier, Mônica B e Romina Kenski, apresentação musical do cantor e compositor Ricardo Silva, sessão de autógrafos do livro “Mulheres Capixabas Incríveis”, com o Coletivo Delas, e exposição de obras produzidas pelo grupo. O evento terá entrada franca, com público limitado, em consonância com os protocolos de prevenção à Covid-19.


Em atividade desde o início de 2022, o Coletivo VOA atua em diversas expressões artísticas, incluindo os segmentos de design, estamparia, art wear, mercado editorial, artes plásticas, restauração, fotografia, artesanias tradicionais e contemporâneas e oficinas artísticas.


De acordo com a produtora cultural Monica B, idealizadora e coordenadora do projeto, os artistas se utilizam de linguagens visuais para expressar seu olhar artístico e valorizar as identidades culturais capixabas. “O que nos une é a admiração pelo trabalho do outro e a necessidade de abrir novos mercados, por meio da união de forças. Somos todos residentes no Espírito Santo e partilhamos o olhar para a diversidade cultural do Estado”, afirma.


Na Pousada VilaZinha, que funciona como sede do grupo, essa diversidade cultural está exposta para visitação e vendas. Quem visitar o espaço será apresentado a quadros, gravuras, cerâmicas, porcelanas, objetos de decoração, acessórios (pulseiras, colares), peças de roupas customizadas em técnica tie-dye, echarpes, fotografia, brinquedos artesanais, livros e papelaria, entre outros produtos personalizados.


A preocupação com o meio ambiente se traduz no uso de material reciclável e na ressignificação de peças que poderiam ser descartadas, e que ganham novo significado através do olhar criativo dos artistas. “Evitamos ao máximo o uso de plástico nas embalagens, priorizando o papel, da mesma forma que buscamos a redução de resíduos na cadeia de produção de uma peça”, observa Monica.


Quem VOA


Juntamente com Monica B, fazem parte do Coletivo VOA os artistas plásticos Ana Sanches, Catarina Zambe, Cris Xavier, Jorge Solé, Patricia Rosa Neves e Romina Kenski; a ceramista Beatriz Zampieri; os artesãos Fábio Rosa, Léo Rodes e Monica Ferreira; o fotógrafo Marco Oliveira, a aromista Beatriz Benevides, o tradutor Yuri Paris, a Decorares Brincar, a estilista Bebel Gama e a escritora Andréa Espíndula.


Escultora formada pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Catarina Zambe conta que a base de suas criações artísticas está em ícones da cultura e da história local. “Minhas criações são inspiradas no Convento da Penha, na Catedral Metropolitana de Vitória, nas praias, no Farol de Santa Luzia etc. A obra exposta no Coletivo Voa está dentro desse enfoque”, comenta a artista.


Por sua vez, o fotógrafo Marco Oliveira busca a utilização de técnicas fotográficas históricas para a reprodução das imagens, aplicando esses conceitos em temas atuais e de valor afetivo para o público. “Entre as minhas fotos expostas no Coletivo VOA destaco as do Convento da Penha. Elas foram reproduzidas com a utilização de processos desenvolvidos no início da história da fotografia, o que permite que cada cópia seja única na sua produção”, descreve.


Após o evento de lançamento, o Coletivo VOA realizará oficinas de desenho em madeira e cianotipia, encontros literários e jantar cultural com especialistas em culinária brasileira e capixaba, entre outras atividades previstas para os próximos meses. Entre os objetivos do grupo também estão a ocupação de espaços em curtas temporadas, de 10 a 15 dias, que os artistas chamam de “reVOAdas curtas”. “Já estivemos nas areias da Praia da Costa no verão e no charmoso balneário de Iriri, em Anchieta”, informa Monica B.


  • PROGRAME-SE:

Noite de lançamento do Coletivo VOA

Quando: 01 de abril (sexta-feira)

Horário: 19h30

Onde: Pousada VilaZinha, Rua 23 de maio, 120, Prainha, Vila Velha.

Desfile de art wear com Bebel Gama, Cris Xavier, Mônica B e Romina Kenski, apresentação do cantor e compositor Ricardo Silva, sessão de autógrafos do livro “Mulheres Capixabas Incríveis”, com o Coletivo Delas, e exposição de obras produzidas pelos integrantes do grupo.

Entrada franca (público limitado em consonância com os protocolos de prevenção à Covid-19)


  • CONHEÇA OS INTEGRANTES DO COLETIVO VOA:

Ana Sanches – Artes plásticas, pintura em madeira, sustentabilidade.

Andrea Espíndula – Artes, literatura, pintura arte naif.

Beatriz Benevides – Aromas, bem estar, japamalas, velas, saboaria natural.

Beatriz Zampieri – Cerâmica.

Bebel Gama – Art wear e antiguidades.

Catarina Zambe – Artes plásticas, pintura em tela, pintura em porcelana, restauração.

Cris Xavier – Artes plásticas, design gráfico, art wear.

Decorares Brincar – Brinquedos artesanais em madeira, infância, terceira idade, família.

Fábio Rosa – Artesanato em madeira.

Jorge Solé – Artes plásticas, pintura, gravura.

Léo Rodes – Macramê.

Marco Oliveira – Fotografia, cianotipia, Marrom Van Dyke, encadernação artesanal.

Monica B – Curadoria, projetos culturais, aquarela e art wear.

Monica Ferreira – Artesanato, afroarte, fibra de coqueiro.

Patricia Rosa Neves – Aquarelas, bordados.

Romina Kenski – Artes plásticas, tie-dye, art wear.

Yuri Paris – Tradução, turismo, produção.


  • ONDE ADQUIRIR OBRAS DO COLETIVO VOA:

Instagram: @coletivo.voa

Pousada VilaZinha: Rua 23 de maio, 120, Prainha, Vila Velha, ES.

WhatsApp: (27) 99992-1141 (Monica B)


0 comentário

Comments


bottom of page