Assassinado há 35 anos, legado de Padre Gabriel será celebrado nesta quinta-feira
- Redação
- 23 de jan.
- 2 min de leitura

Assassinado há 35 anos, Padre Gabriel Felix Roger Maire será lembrado nesta quinta-feira (23), às 19h, em Cobi de Cima, Vila Velha, onde seu corpo foi encontrado e onde hoje se encontra a Praça dos Mártires. A celebração, que foi adiada devido às fortes chuvas em dezembro, ocorre exatamente um mês após a data do crime que vitimou o sacerdote, em 23 de dezembro de 1989.
SIGA NOSSO INSTAGRAM @VILAVELHAEMDIA
Participe de nossa comunidade de notícias e promoções no WhatsApp.
Ecos de Gaby
Padre Gabriel, carinhosamente conhecido como Gaby, foi assassinado no areal de Vale Encantado, em Vila Velha. Seu corpo foi deixado na Avenida Carlos Lindenberg, em Cobilândia, para se criar uma narrativa de que ali ele foi interceptado em seu famoso fusquinha, sendo vítima de latrocínio. Embora a Justiça tenha prescrito o crime, sua memória continua viva entre aqueles que o conheceram e admiram seu legado.
A celebração é organizada pelo grupo Ecos de Gaby, que ao longo desses 35 anos tem realizado diversas atividades para preservar a memória do sacerdote. Isso inclui a publicação de livros como "Prefiro morrer pela vida do que viver pela morte" e "Ecos de Vitória", que reúnem depoimentos e cartas de Padre Gabriel.
Anuncie conosco, valorize o jornalismo regional! Alcance de 400 mil leitores e
mais de 3 milhões de visualizações.
Legado e Atuação
Padre Gabriel chegou ao Brasil em 1980 e teve uma atuação marcante no Espírito Santo, especialmente em Cariacica. Ele participou intensamente das Comunidades Eclesiais de Base (Cebs) da Igreja Católica e incentivou a organização popular. Foi um dos fundadores da Associação de Mulheres de Cariacica Buscando Libertação (Amucabuli) e atuou na Pastoral Operária, onde coordenou o jornal Ferramenta, destinado a informar e educar os trabalhadores sobre lutas populares e cidadania.
A celebração desta quinta-feira busca relembrar e honrar o trabalho e a dedicação de Padre Gabriel, que continua a inspirar movimentos sociais e religiosos no Espírito Santo.
Celebração em memória de Padre Gabriel
23 de janeiro (Quinta) às 19h
PRAÇA DOS MÁRTIRES - Av. Senador Robert Kennedy, esquina com a Rua Ângelo Botechia, Cobi de Cima, Vila Velha.
Com informações de Século Diário. Texto Elaine Dal Gobbo / Foto: Ecos de Gaby
Komentar