Atenção! Confira as empresas mais reclamadas no Procon VV em 2024
- Redação
- 14 de mar.
- 3 min de leitura

Como parte das ações alusivas ao Dia Internacional do Consumidor, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio do Procon de Vila Velha, publica, nesta sexta-feira (14), os dados oficiais do seu Cadastro de Reclamações Fundamentadas/2024. O documento contém a lista das empresas que mais desrespeitaram os direitos dos consumidores do município canela-verde, ao longo do ano passado.
De acordo com o levantamento, a companhia Telefônica Vivo é quem lidera o ranking das reclamações registradas pelo Procon de Vila Velha, em 2024. Na sequência, vêm as empresas EDP Espírito Santo, Banco BMG, Via Varejo (Ponto Frio, Casas Bahia e Extra.com) e Oi Móvel. Em seguida, aparecem Banco Itaú, Banco Bradesco, Cesan e Claro, e fechando a lista das empresas que ocupam as 10 primeiras posições deste ranking está a Caixa Econômica Federal.
A publicação desse Cadastro de Reclamações é prevista pelo artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor. A medida – que tem caráter educativo e preventivo, não punitivo – cumpre o objetivo de informar a sociedade sobre a conduta das empresas, diante das reclamações registradas pelos consumidores.
Confira a lista das empresas Clicando Aqui.
SIGA NOSSO INSTAGRAM @VILAVELHAEMDIA
Participe de nossa comunidade de notícias e promoções no WhatsApp.
Para Everaldo Colodetti, secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, a importância de estimular uma relação mais saudável e respeitosa entre consumidores, comerciantes e fornecedores, é essencial para reduzir as reclamações.
“Trabalhamos para estimular práticas comerciais mais responsáveis e transparentes, visando garantir um ambiente de consumo mais seguro e equilibrado para todos, o que contribui diretamente para a redução de conflitos e o incentivo ao respeito mútuo no mercado. Para isso, vamos continuar investindo em ações pedagógicas de orientação e conscientização sobre direitos e deveres de consumidores e fornecedores”, afirmou Colodetti.
Anuncie conosco, valorize o jornalismo regional! Alcance de 400 mil leitores e
mais de 3 milhões de visualizações.
Moisés Penha, superintendente do Procon de Vila Velha, explica que a missão do Procon é equilibrar as relações de consumo e promover um ambiente mais justo para consumidores e fornecedores. “Além de combater fraudes e abusos contra os consumidores, nosso compromisso é informar, educar e esclarecer os cidadãos sobre seus direitos em relação à aquisição de bens, produtos e serviços, e também informar as empresas e os fornecedores sobre seus deveres”, concluiu ele.
Como acionar
O PROCON/VV e os demais órgãos de Proteção e Defesa do Consumidor, visando a comodidade de seus usuários, disponibiliza os seguintes canais de atendimento ao consumidor, sendo eles:
A plataforma Consumidor.gov.br, possui um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet.
Monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor - Senacon - do Ministério da Justiça, Procon Municipal, Defensorias, Ministérios Públicos e também por toda a sociedade, esta ferramenta possibilita a resolução de conflitos de consumo de forma rápida e desburocratizada: atualmente, 80% das reclamações registradas no Consumidor.gov.br são solucionadas pelas empresas, que respondem as demandas dos consumidores em um prazo médio de 7 dias. No entanto, nem todas as empresas aderiram ao portal, o que restringe o alcance a apenas as que formalizaram essa opção.
Sindec - Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - No site do Sindec, o consumidor pode registrar uma reclamação para posterior abertura e acompanhamento de processos junto ao órgão municipal de defesa do consumidor.
O Procon VV funciona na Rodovia do Sol, nº 5000, no Shopping Boulevard Vila Velha, Acesso A - subsolo, das 08h às 17 horas, Itaparica, Vila Velha/ES. CEP 29103-900. O consumidor pode encaminhar sua denúncia para o e-mail procon@vilavelha.es.gov.br ou através do telefone (27) 3388-4139.
Fonte: PMVV
Texto: Cláudio Figueiredo
Foto: Assessoria
Comments