top of page

Aurê Aguiar explora o poder terapêutico das palavras em novo livro





O mercado editorial tem registrado um aumento no interesse por obras que associam a literatura à cura de doenças do corpo e da alma, e o livro de estreia da jornalista e escritora capixaba Aurê Aguiar, Cuide dos seus achados, esqueça os seus perdidos, é um exemplo emblemático dessa tendência.


Dezembro é um período propício para reflexões e balanços. Nesse momento de superação de dores e traumas, os livros podem ser aliados poderosos, ajudando as pessoas a ressignificar experiências e encontrar novos caminhos.



SIGA NOSSO INSTAGRAM @VILAVELHAEMDIA

Participe de nossa comunidade de notícias e promoções no WhatsApp.



No Espírito Santo, a obra de Aurê Aguiar tem ganhado destaque ao propor que as palavras são pontes capazes de ajudar as pessoas a expressar e gerir seus afetos, promovendo relações mais saudáveis. Publicado pela Citadel Editora, o livro entrou pela segunda vez no ranking nacional de mais vendidos na categoria Desenvolvimento Pessoal. Esse feito reflete uma demanda crescente por títulos que exploram o poder terapêutico das palavras, como já defendido em obras como Farmácia Literária, de Ella Berthoud e Susan Elderkin, e A Literatura como Remédio, de Dante Gallian.



O inconsciente e a cura pela escrita


Com base em estudos na psicanálise e filosofia, Aurê Aguiar compreende a literatura como um meio de trazer à consciência questões inconscientes ainda não nomeadas. “Sou curiosa em relação ao poder das palavras. Ditas ou escritas, elas carregam algo de incognoscível, que pode ser fator de adoecimento ou cura. Acredito que as palavras acessam pontos muito transformadores no nosso inconsciente”, afirma a autora.


Escrito como um processo terapêutico durante a pandemia, Cuide dos seus achados, esqueça os seus perdidos reflete uma escrita confessional e poética. “A obra fala sobre ressignificar perdas, acolhendo o leitor com um estilo que chamo de abraço literário. Durante o luto, encontrei na escrita um caminho para atravessar as perdas e compreender meu propósito no mundo”, revela Aurê.


A literatura e a ecologia emocional

Aurê também defende a prática da ecologia emocional, conceito criado pelos psicólogos María Mercè Conangla e Jaume Soler, que ensina a administrar os afetos para o crescimento pessoal. “Sem gestão dos afetos, adoecemos. A cultura contemporânea nos incentiva a esconder sentimentos, mas isso só intensifica o sofrimento. A literatura nos ajuda a entender e canalizar essas emoções, promovendo saúde mental e bem-estar”, reflete.


Preocupações com a leitura no Brasil


Apesar de sua defesa apaixonada pela literatura, Aurê demonstra preocupação com os dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil de 2024, que apontam uma redução de 6,7 milhões de leitores nos últimos quatro anos. Pela primeira vez, o número de não-leitores (53%) superou o de leitores.


“Vivemos emergências climáticas, mentais e socioemocionais, e o livro é um antídoto contra a superficialidade que nos desumaniza. Deveria ser item essencial, como alimentos. Estou comprometida em promover a literatura como movimento e fonte de amor exponencial”, conclui.


Informações sobre o livro


Título: Cuide dos seus achados, esqueça os seus perdidos

Autora: Aurê Aguiar

Editora: Citadel Grupo Editorial

ISBN: 978-65-5047-248-1

Páginas: 192

Onde encontrar: Amazon e principais livrarias do Brasil

Links:


Foto Jackie Campos





Comments


bottom of page