Todo mês, um grupo de budistas realiza, durante a madrugada, a Ronda da Compaixão, coordenado pelo monge Vijay Avalokita Shen Lian da Ordem Budista Sarvastivada do Brasil, estabelecida em Vila Velha.
“Preparamos e distribuímos marmitas mensalmente aos moradores de rua de Vila Velha e Vitória. Nossa equipe consiste em oito pessoas, budistas e não-budistas, e preparamos, envasamos e distribuímos de 150 a 200 marmitas” comenta o monge.
O grupo percorre as ruas e entrega comida aos que tem fome, sem nenhuma atitude de vinculação religiosa, só se identificam como religiosos budistas, caso algum dos moradores perguntem. “Não visamos fazer proselitismo religioso através da distribuição das marmitas. Nosso único objetivo é contribuir com a erradicação da fome e da insegurança alimentar, preferencialmente aos que moram nas ruas”.
“As doações de itens que recebemos são arrecadados dentro de nossa própria comunidade religiosa, bem como de outros generosos doadores externos. Se após prepararmos as marmitas, percebermos que sobrou comida, as entregamos a outras instituições de caridade. Desenvolvemos essa atividade sempre no último final de semana de cada mês, desde 2020. Estamos sempre receptivos a novos colaboradores, seja para doações ou para trabalhar junto conosco no preparo e distribuição” explica Monge Vijay.
Comunidade Budista
A Ordem Budista Sarvastivada está localizada na Praia da Costa e realiza atividades para leigos e com a participação aberta ao público como palestras, aulas de ioga, reiki. Para innformações e saber como ajudar o projeto acesse: Instagram @budismoes
Confira vídeo abaixo da preparação das marmitas da Ronda da Compaixão:
Comments