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Foto do escritorDouglas Dantas

Caminhoneiros alertam: proibição de carretas na 'Rodosol' pode parar a Região 5




Caminhoneiros que prestam serviços a empresas da Região 5 divulgaram vídeo (abaixo) defendendo a liberação da circulação de carretas acima de 23 t na Rodovia do Sol.


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O presidente da Associação de Carreteiros e Autônomos do Estado do ES, Barbosa, em contato com nossa reportagem, reforçou que “Quando fizeram essa lei, senão me engano, em 2010, mais ou menos, a região 5 não tinha nada de galpões, não tinha um crescimento. Vila Velha só pode crescer para esse lado. No decorrer do tempo, o que aconteceu, a região 5 foi crescendo, foi crescendo. Começando com o incentivo do prefeito, do governador, em montagem de galpões… Aí começou a ter uma circulação maior de carretas. Com o fim do pedágio, foi assinado pelo diretor do DER essa lei que não poderia passar a carreta acima de 23 toneladas. A nossa exigência é que a gente consiga atender a região 5, porque existem várias demandas de carreta com contêiner, tem os materiais de construção, tem o leite produzido lá, depósitos de vários segmentos. Se a gente não conseguir eliminar essa lei, como a gente vai atender a região 5? É difícil”.


Barbosa comentou que os comerciantes e empresários da região se reuniram e agendaram uma reunião com o governador, prefeito e diretor do DER para tratar do assunto e espera que as autoridades revejam a determinação imposta. 



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Empresários e moradores da região também defendem a liberação diante a necessidade do escoamento de produtos produzidos nos bairros e também abastecimento de comércios e indústrias.


Em contato com nossa reportagem, uma moradora da região, que pediu para não ser identificada, criticou a instrução do DER publicada no final de 2023, que proíbe a circulação acima desse peso.


“O que defendemos é tão somente um bom senso em relação a nossa região. Tendo em vista que temos, sim, tráfego dessa tonelada e até mais. Os trabalhadores não podem sofrer com isso e as empresas de nossa região também não. Não se pode impor uma regra quando não tem outra saída para o caso” defendeu Carol.


A Instrução 009 de 21/12/2023 destaca que "CONSIDERANDO o § 2.º do Art. l.° do CTB, o qual preceitua que “O Trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades competentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito", CONSIDERANDO o Art. 61 da Resolução CONTRAN N.° 882, de 13 de dezembro de 2021; CONSIDERANDO o que consta na Lei Complementar N.° 1.060/2023. RESOLVE: Art. l.° - PROIBIR o tráfego de caminhões com PBT superior a 23 toneladas, na Rodovia ES-060, entre o entroncamento com a Rodovia Darly Santos/ Vila Velha, ao entroncamento com a Rodovia Jones dos Santos Neves (ES-060)/Guarapari. Art. 2.º - Esta Instrução de Serviço entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.


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Em vídeo que circula nas redes sociais (abaixo), Barbosa e Bira alertam que a proibição irá fazer com que a região fique desabastecida. Também questionam que a lei sempre existiu, mas que antes não era fiscalizada e só agora com o fim do pedágio começaram a fiscalizar. “Só ontem foram 95 caminhões multados”.


DER


Nossa equipe questionou o DER sobre a instrução publicada e se há intenção de rever a proibição. Até a publicação da reportagem não havia nos respondido. O espaço segue aberto para manifestações.




Foto e vídeo - Divulgação

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