top of page

Caminhos da Prainha: exposição de cerâmica na Casa da Memória




A Casa da Memória recebe a partir desta terça-feira (7), 19h, a exposição Nos Caminhos da Prainha, que fica aberta para visitação pública até o dia 10 de dezembro.


O projeto apresenta uma coleção de peças artísticas criadas por ceramistas que atuam na região do sítio histórico da Prainha, utilizando argila e esmalte como materiais inspirados nos variados caminhos que conduzem à vivência na região. Entre esses caminhos estão o Convento da Penha, com sua preservada Mata Atlântica, a praça da Igreja do Rosário, a área das peixarias e dos barcos de pescadores, o Parque da Prainha e a própria Casa da Memória, com seu acervo que inclui o bonde e estátuas de figuras históricas.




O objetivo central é proporcionar aos visitantes uma imersão na cultura local, evidenciando como os elementos naturais - terra, água, ar e fogo - se transformam em peças artísticas e utilitárias nas mãos habilidosas das ceramistas. Destaca-se, especialmente, a importância da preservação da Mata Atlântica e das iniciativas voltadas para a sustentabilidade.


Os ateliês envolvidos na exposição incluem a Oficina Massapê, com as ceramistas Bia Zampieri, Tina Artigas, Lili Tinti, Emá Righetti e Dani Perim, o Bendito Canto, dirigido pela ceramista Jan Cassa, e o Neshamah Arts, sob a orientação da artista Cristine Tristão. Além disso, o ateliê Papel Recriado também terá presença na exposição, fornecendo informações sobre seus papéis sustentáveis, produzidos a partir de aparas recicladas e fibras naturais de ciclo renovável, ressaltando a importância da responsabilidade ambiental.


Casa da Memória


A Casa da Memória é uma construção do século XIX que abriga uma exposição permanente, composta por fotografias, objetos e outras imagens que narram a história da formação do município e do Estado. A iniciativa para transformar o local em um museu data de 1989, quando os moradores da região se mobilizaram nesse sentido, resultando na contratação do projeto de reforma e ampliação do antigo casarão, que hoje é conhecido como Casa da Memória.


Em sua área externa, encontra-se o antigo bonde que circulava por Vila Velha, e recentemente, o local passou por uma reforma que ressaltou ainda mais sua importância entre os monumentos do Sítio Histórico da Prainha. A Casa da Memória está aberta para visitação de terça a domingo e feriados, das 8h30 às 17h30.


Serviço:

Exposição Nos Caminhos da Prainha

Abertura: Terça (7), 19h

Visitação: até o dia 10 de dezembro, de terça a domingo, das 8h30 às 17h30

Casa da Memória - Av. Luciano das Neves, nº 17, Prainha

Entrada gratuita



0 comentário

Comentarios


bottom of page