Ouvi esses dias um cidadão fazendo a seguinte indagação: “não entendo esse tal de Carnaval, as pessoas são carentes de saúde, segurança, educação, pagam impostos caros e se juntam para se distrair com isso”.
continua após a publicidade
continua após a publicidade
Vamos então falar do Carnaval... é um momento único, mágico e democrático onde o povo pode ser ele mesmo.
Dias que são considerados uns dos de maiores faturamentos do comércio nacional. Em 2024, a previsão é de R$9 bilhões, 10% superior 2023. São 67 mil postos de trabalho gerados diretamente e milhares de indiretos contribuindo com toda economia.
Logo, ser contra o Carnaval é ser contra o país.
São dias de felicidade plena, sem compromisso pra quem sabe brincar. O Carnaval é um evento misto, onde música, alegria e fantasia são projetados para a vida do folião.
continua após a publicidade
Todas as dificuldades da vida de cada cidadão somem nesses dias de Carnaval. É o momento lúdico do ser adulto e contínuo do ser criança. Todas as críticas negativas são transformadas em momentos de felicidade que superam as angústias de um povo que já nasce sofrido e busca mudar sua realidade.
O Carnaval precisa existir para motivar a população a chegar bem até o final do ano. É uma evento que move a economia do Brasil, impulsiona o turismo, gera emprego, renda para a população de comunidade periférica e agrega muita cultura e tolerância na sociedade.
Pra quem não gosta do Carnaval há os retiros espirituais, há o aconchego do lar e também os prazeres de passeios pela sua cidade. Mas não julguem quem gosta da folia. Quem vive do Carnaval ou pelo Carnaval tem apenas um gosto diferente do seu.
O Carnaval é um movimento político, extremamente diversificado e não é um feriado, deveria. É uma festa do povo, um encontro de saberes populares e um rito de passagem para o ano que se inicia.
Esse teor politico e polêmico da festa é que mais incomoda os politicos em especial que tentam cercear a alegria e principalmente as inumeras denuncias que o povo leva nos enredos das Escolas de Samba e blocos carnavalecos.
Apesar dos críticos do Carnaval só apontarem as mazelas do evento, saibam que se os pontos positivos não fossem maiores a festa já teria acabado. Nossa sociedade é extremamente organizada e produtiva.
Viva a diversidade, a pluralidade e a festividade da população brasileira.
VIVA O CARNAVAL!!!
Por Luciana Santos*
Edição Douglas Dantas
*Professora, escritora, fundadora e imortal da Academia Capixaba de Letras da Diversidade.
-------------------------------
→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o VVemDia não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade oficial de governos. Fazer jornalismo custa caro. Contribua, anunciando ou doando para esse projeto de informação de qualidade à sociedade. Informações contato@vilavelhaemdia.com.br ou pelo WhatsApp (27)30727561
Comments