top of page
Foto do escritorRedação

Carreira & Desenvolvimento | A cultura devora a estratégia no café da manhã... no almoço, no lanche, na janta...

Por Nilton Junior*



Crescer sem cuidar das pessoas é ser devorado por dentro.


‘A cultura devora a estratégia no café da manhã’. Essa frase icônica é um norte em minha jornada como profissional de marca empregadora. Para mim, ela não é apenas uma citação, mas um ensinamento e uma defesa mental para todas as atividades que penso.

continua após a publicidade


Aprendo todo dia e vejo mais que o verdadeiro segredo por trás de uma marca empregadora não está apenas na estratégia e projetos engajadores, mas sim na alma da empresa: sua cultura. A cultura é a base de cada interação, cada decisão e cada experiência dentro da organização.


continua após a publicidade


E quando se trata de crescimento, aí que o tema deve ficar mais em alerta. Quando pensamos em construir uma marca empregadora de sucesso, devemos sempre tentar realizar o link de planejamento e cultura. Quando não levamos a sério, seria como voar sem um plano de voo; grandes chances de se perder e fracassar durante o caminho.


continua após a publicidade


Por outro lado, quando abraçamos a cultura e levamos a sério, garantimos perenidade neste crescimento. Estudos mostram que a maioria esmagadora dos candidatos atuais, pesquisa a cultura e os valores de uma empresa antes de sequer considerar se candidatar a uma vaga. E a cultura quando autêntica, atrai e continua talentos.


Uma cultura não é apenas uma ferramenta da Gestão de Gente, Comunicação Interna ou Marketing, mas sim o alicerce sobre o qual toda a estratégia deva ser construída. E por mais que a empresa esteja "voando" em faturamento, não olhar para a cultura de forma correta, pode fazer com que aconteçam rasantes, e cuidado porque acidentes aéreos geralmente terminam muito mal.


Lembre-se: a essência da empresa na forma da cultura, está além de qualquer planejamento e estratégia. Essa é a ideia principal da frase citada inicialmente. Leve a sério e colha os melhores e mais perenes resultados.





continua após a publicidade





Confira aqui demais texto da coluna de Nilton Junior, Carreira & Desenvolvimento, em nosso VVemDia!


continua após a publicidade


*Nilton Junior é um profissional sempre em busca de conhecimentos gerais através do estudo. Formado em Comunicação Social, especialista em Comunicação Interna e Gestão Estratégica de Recursos Humano. Atualmente desenvolve atividades de marca empregadora, jornada do colaborador, educação corporativa, diversidade, equidade e inclusão, RH Ágil e Desenvolvimento de Lideranças.


Edição - Douglas Dantas

-------------------------------

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o VVemDia não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade oficial de governos. Fazer jornalismo custa caro. Contribua, anunciando ou doando para esse projeto de informação de qualidade à sociedade. Informações contato@vilavelhaemdia.com.br ou pelo WhatsApp (27)30727561


0 comentário

Comments


bottom of page