Por Nilton Junior*
Como as gerações devem se comportar no mercado e no futuro?
Recentemente montei um material sobre ressignificação da idade, suas oportunidades e os desafios em equipes multigeracionais. Por conta desse material, fiz uma extensa pesquisa sobre gerações de modo a me inteirar e poder chegar a algumas conclusões sobre quem são, quais períodos históricos viveram, quais suas características de mindset, e assim, tentar criar algumas perspectivas de quais delas estão no mercado e como devem se comportar nos próximos anos.
Mas vamos começar pela base: você conhece quais são as gerações? A maioria das pessoas, como eu, conhecem as gerações dos baby boomers a Z, sem pensar que antes existiram os que embasaram momentos históricos importantes e também aqueles que virão.
Então primeiro farei o levantamento das gerações. Claro, se puxarmos para trás, teremos mais, porém, me fixei naquelas que tiveram relevância histórica para formação de caráter e mindset das demais.
continua após a publicidade
GERAÇÃO PERDIDA: Período histórico da Primeira Guerra Mundial e Grande Depressão nos Estados Unidos. Nasceram aproximadamente entre 1883 e 1900. Tem como características do mindset serem céticos, resilientes, adaptáveis e valorizam a estabilidade e a segurança financeira.
GERAÇÃO GRANDIOSA: Período histórico da Grande Depressão e o começo da tensão que veio dar-se-á a Segunda Guerra Mundial. Nasceram aproximadamente entre 1901 e 1924. Possuem características de mindset com um forte senso de patriotismo, sacrifício, trabalho árduo, resiliência durante tempos difíceis, valorizam a família e a comunidade e zelam pelo serviço à nação.
GERAÇÃO SILENCIOSA: Viveram no período histórico e cresceram durante a Grande Depressão. Alguns lutaram na Segunda Guerra Mundial ou tiveram parentes envolvidos. Nasceram aproximadamente entre 1925 e 1945. Suas características de mindset, até mesmo pelo contexto, são de respeito à autoridade, disciplina, frugalidade, trabalho árduo e conservadorismo.
BABY BOOMERS: São de um período histórico, que particularmente adoro o contexto em vários espectros. Vieram do pós-Segunda Guerra Mundial e dos movimentos pelos direitos civis. Nasceram aproximadamente entre 1946 e 1964. Como características do mindset, tem o foco no trabalho, lealdade à empresa, o Otimismo e a ênfase na família.
GERAÇÃO X: Um período histórico complexo, com a crise do petróleo e a revolução tecnológica. Nasceram aproximadamente entre 1965 e 1980. Um mindset de independência, ceticismo, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e bastante adaptação à tecnologia.
GERAÇÃO Y (MILLENNIALS): São de um período histórico forte, que é o surgimento da internet e a recessão econômica global. Nasceram aproximadamente entre 1981 e 1996. Por esses acontecimentos que foram rupturas históricas, possuem características de mindset como a conectividade, valorização da diversidade, o desejo de propósito no trabalho e a fluência digital.
GERAÇÃO Z: Em um período histórico bem recente e de transição, como o crescimento com tecnologia onipresente e algumas crises econômicas e políticas. Nasceram aproximadamente entre 1997 e 2010. Um mindset já característico de nativos digitais, empreendedores, com consciência ambiental e uma ênfase na personalização.
GERAÇÃO ALPHA: Essa nova geração que estamos formando, ao serem do período histórico recente que caracteriza um ambiente altamente tecnológico, conhecedores das práticas ESG. Nasceram aproximadamente de 2011 até 2018. Estão com as características do mindset em estudo ainda, mas é esperado que sejam adaptáveis, criativos, independentes e sentimentais.
GERAÇÃO C (CORONABABIES): Ainda em estudo, mas de período histórico definido e marcante: a pandemia da COVID-19. Nasceram aproximadamente a partir de 2019. Em formação e desenvolvimento, mas esperamos que as características do mindset sejam moldadas pelo “novo normal”, que é o marco que definirá esta geração. Pais mais presentes por conta da pandemia, porém com menos interação entre amigos por conta da quarentena. Como isso impactará em suas atitudes?
continua após a publicidade
Sabendo agora das gerações, conseguimos listar, através da idade, quem está hoje nos escritórios, salas e coworkers pelo mundo. Essa multigeracionalidade, é muito favorável, trazendo a experiência e o novo, fomentando e agrupando mindsets para trazer mais vida a questões novas. Temos hoje no mercado os baby boomers, a X, os millennials e a Z.
À medida que os membros da Geração Baby Boomer envelhecem, espera-se que uma porcentagem crescente se aposente ou esteja se aproximando da aposentadoria.
continua após a publicidade
Em muitos países, a expectativa é de que a participação dos Baby Boomers na força de trabalho diminua gradualmente. A Geração X deve continuar a representar uma parte significativa da força de trabalho, especialmente em cargos de liderança e gerência. Muitos membros da Geração X continuam em suas carreiras de pico e são ativos no mercado de trabalho. A Geração Y já representa uma parcela considerável da força de trabalho e continuará a crescer à medida que os mais jovens dessa geração entram no mercado de trabalho. Os membros da Geração Z, que estão atualmente na faixa etária de adolescentes e jovens adultos, estão entrando no mercado de trabalho e, com o tempo, devem representar uma porcentagem maior da força de trabalho.
Essa é a minha percepção, e a sua?
*Nilton Junior é um profissional multifacetado com trajetória desde a criação editorial até o desenvolvimento humano. Formado em Comunicação Social, destaque em marketing, experiência diversificada em varejo, comunicação interna e educação. Atualmente, como design de conteúdo, integra habilidades gráficas, audiovisuais e web, com foco em inovação, desenvolvimento organizacional e criação de conteúdo para educação corporativa.
Outros artigos
-------------------------------
→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o VVemDia não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade oficial de governos. Fazer jornalismo custa caro. Contribua, anunciando ou doando para esse projeto de informação de qualidade à sociedade. Informações contato@vilavelhaemdia.com.br ou pelo WhatsApp (27)30727561
Comments