Por Nilton Junior*
A marca empregadora está passando por um período de crescimento e evolução nas empresas, e isso é visto por todo o mercado. Muitas organizações reconhecem a importância dessa estratégia para atrair e manter talentos, ao mesmo tempo, em que aumentam a satisfação, clima e o engajamento dos colaboradores.
Empresas líderes estão adotando uma abordagem proativa em relação às ações de marca empregadora.
Elas investem em pesquisa e tentam desenvolver melhor a compreensão da experiência do colaborador, buscando alinhar a cultura organizacional com as expectativas. Essas empresas estão aplicando estratégias inovadoras, como storytelling genuíno sobre a vida na empresa, conteúdo em redes sociais que destaca a cultura do local de trabalho, e programas de reconhecimento de funcionários que refletem os valores da empresa, além de um trabalho de melhoria por todo onboarding, ongoing e offboard.
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Além disso, as organizações de ponta também estão integrando o Employer Branding com seus departamentos de Marketing, RH e Comunicação Interna. Essa integração permite uma abordagem coesa e consistente em todas as interações com candidatos e colaboradores.
Por outro lado, algumas empresas ainda enfrentam desafios para implementar as ações de marca empregadora. Isso acontece por falta de conhecimento sobre o tema, recursos limitados para investir em estratégias específicas e até um pouco por achar que esse movimento é a nova moda. Além disso, a resistência à mudança organizacional pode dificultar a adoção de práticas.
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No entanto, mesmo para essas organizações, o cenário está mudando à medida que mais dados e casos de sucesso comprovam o impacto positivo de uma marca empregadora forte. Com o tempo, é provável que mais empresas adotem essa abordagem para se manter competitivas no mercado de talentos.
E enquanto algumas organizações estão liderando o caminho com estratégias de marca empregadora inovadoras e eficazes, outras continuam em processo de aprendizado e adaptação. Independentemente disso, o Employer Branding está se tornando cada vez mais uma prioridade estratégica para empresas que desejam construir equipes talentosas e motivadas.
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Confira aqui demais texto da coluna de Nilton Junior, Carreira & Desenvolvimento, em nosso VVemDia!
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*Nilton Junior é um profissional sempre em busca de conhecimentos gerais através do estudo. Formado em Comunicação Social, especialista em Comunicação Interna e Gestão Estratégica de Recursos Humano. Atualmente desenvolve atividades de marca empregadora, jornada do colaborador, educação corporativa, diversidade, equidade e inclusão, RH Ágil e Desenvolvimento de Lideranças.
Edição - Douglas Dantas
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