top of page
Foto do escritorRedação

Carreira & Desenvolvimento | Vamos amar os problemas!



Por Nilton Junior*




Começo o texto com uma provocação: você tem medo de problemas?


Em uma conversa com um grande amigo, que admiro demais profissionalmente (pessoalmente preciso nem dizer), batemos um papo rápido sobre o PROBLEMA, tema que a maioria dos profissionais evita falar, e principalmente, encontrar. 



continua após a publicidade



continua após a publicidade


Isso mesmo, ao avistarem no dia a dia, criam um bloqueio ou uma insegurança tamanha, justificados pelo medo em relação a críticas ou por um julgamento quanto às competências de quem participa daquele processo no qual o problema foi identificado. Sem a tranquilidade de compreenderem ali uma oportunidade, perdem o foco nos demais elementos que orbitam sobre a situação e se afundam apenas no problema. 


Entendo que, inicialmente, este sentimento seja natural e compreensivo, pois ainda há quem diga ou pense que se o que fiz ou faço (pode pensar individualmente ou sistêmica) gerou problema, não sou bom naquilo, potencializando a aflição ou, novamente, o medo das consequências.


Quer uma boa notícia? Ter problema é bom e fundamental. Não quero dizer que devemos trabalhar para ter problemas, mas trabalhar para encontrá-los e, quando o fizer, valorize e dê o melhor de si para descobrir a solução.


Gire o olhar e observe as oportunidades que este problema pode trazer. Faça a diferença, mesmo que o cenário não pareça o ideal, e cave profundamente as motivações daquele problema (causa raiz) até achar a solução. Tenha o medo não de ter problemas, mas de permanecer estático ou superficial frente às soluções propostas.

continua após a publicidade


Lembre-se que, se ficar olhando só o problema, sem ação, corre o imenso risco de perder o foco e o “timing”. Olhe para ele como quem descobre um diamante bruto, e explore as oportunidades.


Avalie o que pode ser feito, o que querem que seja feito e o que precisa que seja feito, claro, atento aos limites de tempo, qualidade e custo para encontrar a melhor resolução, ao menos para aquele momento.



continua após a publicidade



Às vezes, em momentos de cansaço mental sobre o caso, desvie brevemente a atenção dele, esqueça por um momento e foque em outros temas. Incrivelmente por vezes a solução vem até você. Quanto mais experiência, mais teremos bagagem para identificar, avaliar, sugerir e testar a resolução de um problema. Lembre-se que o maior fator de aprendizado é a prática.


Então foque neles com o propósito exclusivo de solução, e não tenha medo dos problemas. Se eles existem, certamente soluções o rodeiam.


Por fim, há um título de um livro que diz: Problemas, Oba! Em frente ao próximo problema...


Confira aqui demais texto da coluna de Nilton Junior, Carreira & Desenvolvimento, em nosso VVemDia!


continua após a publicidade


*Nilton Junior é um profissional sempre em busca de conhecimentos gerais através do estudo. Formado em Comunicação Social, especialista em Comunicação Interna e Gestão Estratégica de Recursos Humano. Atualmente desenvolve atividades de marca empregadora, jornada do colaborador, educação corporativa, diversidade, equidade e inclusão, RH Ágil e Desenvolvimento de Lideranças.


Edição - Douglas Dantas

-------------------------------

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o VVemDia não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade oficial de governos. Fazer jornalismo custa caro. Contribua, anunciando ou doando para esse projeto de informação de qualidade à sociedade. Informações contato@vilavelhaemdia.com.br ou pelo WhatsApp (27)30727561


0 comentário

Kommentare


bottom of page