top of page

Carreira & Desenvolvimento | Vida pessoal e profissional: flexibilidade e equilíbrio









Por Nilton Junior*



#06 / 10 - Essa questão vai muito mais além da gestão! 





Quando buscamos empresas para se trabalhar, hoje uma preocupação e, porque não dizer, um dos filtros é: o quanto essa empresa vai me proporcionar a flexibilidade e o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Esses são aspectos cada vez mais valorizados pelos profissionais em suas carreiras. Para atrair e continuar talentos, as empresas hoje se preocupam em oferecer políticas de trabalho flexíveis que permitam aos colaboradores adaptar seus horários de trabalho às suas necessidades pessoais, e isso tem uma grande força para employer branding.


Uma das opções mais populares é a flexibilidade de horários, que permite aos funcionários escolherem quando iniciar e terminar seu dia de trabalho, desde que atendam às necessidades da empresa e cumpram suas responsabilidades. Essa flexibilidade pode ajudar a evitar longos deslocamentos em horários de pico, aumentar a satisfação no trabalho e proporcionar mais tempo para atividades pessoais e familiares. E existe um real aumento em empresas que oferecem modelo de trabalho híbrido e redução da jornada de trabalho.











Outra prática benéfica é a possibilidade de trabalho remoto, que permite aos colaboradores desempenhar suas funções fora do escritório, seja em casa ou em outro local adequado. O trabalho remoto oferece aos funcionários maior autonomia e conforto, além de possibilitar uma melhor conciliação entre as demandas do trabalho e da vida pessoal. Em 25% das empresas, conforme o estudo da Great Place To Work® Brasil 2023, é possível para os funcionários trabalharem de qualquer lugar.


Além dessas políticas, as empresas podem oferecer outros benefícios, como a redução da carga horária em determinadas situações, dias de folga extras ou a possibilidade de pausas mais longas durante o dia para atividades pessoais. Essas práticas ajudam a promover um ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado.


continua após a publicidade




Isso tudo ganha um reforço maior quando saímos das esferas da gestão de gente e damos uma olhada maior, e, por exemplo, trazemos as agendas de ESG para a discussão. Não dá para uma empresa falar de ESG, se ela obriga o funcionário a se deslocar de transporte público ou mesmo próprio, aumentando a emissão de gases na atmosfera. Se sua empresa tem filiais em vários municípios, torne-os base de trabalho e assim, dê a opção dos colaboradores ficarem mais perto de casa, isso por si já é um benefício. 


Ao adotar políticas de trabalho flexíveis, as empresas demonstram uma compreensão das necessidades de seus colaboradores e seu compromisso com o bem-estar. Isso não apenas atrai profissionais, mas também contribui para aumentar a produtividade e a lealdade dos colaboradores, criando uma cultura organizacional mais positiva e sustentável.

continua após a publicidade






Confira aqui demais texto da coluna de Nilton Junior, Carreira & Desenvolvimento, em nosso VVemDia!


continua após a publicidade


*Nilton Junior é um profissional sempre em busca de conhecimentos gerais através do estudo. Formado em Comunicação Social, especialista em Comunicação Interna e Gestão Estratégica de Recursos Humano. Atualmente desenvolve atividades de marca empregadora, jornada do colaborador, educação corporativa, diversidade, equidade e inclusão, RH Ágil e Desenvolvimento de Lideranças.


Edição - Douglas Dantas

-------------------------------

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o VVemDia não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade oficial de governos. Fazer jornalismo custa caro. Contribua, anunciando ou doando para esse projeto de informação de qualidade à sociedade. Informações contato@vilavelhaemdia.com.br ou pelo WhatsApp (27)30727561


0 comentário

Comments


bottom of page