top of page
Foto do escritorRedação

Catarinense, guardião do Convento da Penha recebe título de cidadão vilavelhense


Na tarde desta sexta-feira (3), o Guardião e Reitor do Convento, Frei Djalmo Fuck, recebeu para um café o Prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo; o vereador municipal Joel Rangel; e as secretárias de Desenvolvimento Urbano, Adriana Peixoto; e de Obras, Menara Cavalcante; além do advogado Wagner Izoton. Na pauta, foram apresentadas propostas de melhorias no acesso ao Convento da Penha e também sobre os preparativos para a Festa da Penha 2023.


Inicialmente, Frei Djalmo destacou o empenho que a Comissão Organizadora da Festa nos últimos acertos antes da reta final e divulgação da programação completa, lembrou ainda de reforçar as parcerias da Província Franciscana com o poder público municipal, sobretudo na manutenção do sistema de iluminação do monumento, dos serviços de limpeza e de organização do trânsito no entorno do Santuário.


Na ocasião, o vereador Joel também entregou o título de “Cidadão Vilavelhense” ao frei Djalmo Fuck, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município. Frei Djalmo tem 48 anos, é nascido em Angelina (SC) e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 12 de janeiro de 1995. Sua primeira missa como Guardião da Fraternidade e Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Penha foi celebrada em janeiro de 2022.


O vereador destacou que a comenda é também uma forma de reconhecer a presença franciscana na cidade canela-verde. “Com esse título, a gente quer destacar a presença franciscana aqui na cidade, é uma homenagem ao trabalho que o Frei Djalmo realizou na Paróquia do Rosário e agora, pelo trabalho à frente do Convento”, na sequência, completou: “agora o senhor se torna um filho de Vila Velha, oficialmente um ‘canela-verde’ e de papel passado”, disse.


O prefeito aproveitou a oportunidade para garantir o apoio da Prefeitura de Vila Velha na realização da Festa da Penha e os esforços necessários para que seja realizada um evento com segurança e organização. Depois, contou que se sentiu feliz em poder entregar a homenagem para a fraternidade. “Esse título é um reconhecimento àqueles que ajudam a contribuir com o desenvolvimento de Vila Velha e por isso, não tenho dúvida de que o senhor na condição de Frei Guardião e antes, de Pároco da Paróquia do Rosário, contribui bastante com nossa história. Parabéns por este reconhecimento!”, disse Arnaldinho ao Guardião do Convento.


Ao receber a homenagem, Frei Djalmo afirmou que esse reconhecimento é para a fraternidade franciscana presente na cidade há mais de 450 anos. “Como o Joel lembrou, essa homenagem é para os Freis que estão em Vila Velha. Confesso que estou muito emocionado. Ano passado recebi o título de cidadão ‘espírito-santense’ e agora do município. Logo quando cheguei em Vila Velha, imaginei que não fosse ficar muito tempo aqui, pensei que fosse só de passagem, mas depois de 6 anos morando no Santuário, me encantei e agora não sei mais viver longo daqui. Fico muito feliz e honrado com o título, agradeço em nome dos freis, ao vereador Joel e ao prefeito Arnaldinho”, comentou o Guardião.


Fonte: Convento da Penha

0 comentário

Comments


bottom of page