Ciclismo: um poderoso aliado na prevenção da obesidade e diabetes, apontam estudos
- Redação
- 6 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

O ciclismo é uma prática eficaz para promover a saúde e prevenir doenças crônicas, como obesidade e diabetes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), adultos devem praticar ao menos 150 minutos semanais de atividade física moderada, como pedalar, para reduzir o risco de problemas metabólicos, melhorar a saúde mental e elevar a qualidade de vida.
Pesquisas corroboram os benefícios dessa prática. Um estudo publicado nos Cadernos de Saúde Pública, da Fiocruz, indica que o ciclismo auxilia na queima de calorias, no controle da gordura corporal e na prevenção do acúmulo de gordura abdominal – fatores cruciais para evitar doenças metabólicas. Outro estudo, divulgado pela revista PLOS ONE, revela que pedalar cerca de 30 minutos por dia pode diminuir em até 40% o risco de desenvolver diabetes tipo 2, ao contribuir para o controle da glicose no sangue e melhorar a resposta à insulina.
SIGA NOSSO INSTAGRAM @VILAVELHAEMDIA
Participe de nossa comunidade de notícias e promoções no WhatsApp.
Além de benefícios à saúde, o ciclismo pode transformar vidas. Um exemplo inspirador é o de Thamires Pontes, de 30 anos. Após realizar uma cirurgia bariátrica, ela adotou a bicicleta como principal meio de transporte. “Quando me mudei para o Espírito Santo, deixei meu carro no Piauí e comecei a usar as bicicletas compartilhadas como forma de lazer e exercício. Hoje, uso a bike para cuidar da minha saúde e explorar novos lugares. Vou descobrindo a cidade de um jeito único”, compartilha.
Em Vila Velha, o programa Bike VV ilustra o potencial do ciclismo como alternativa de mobilidade sustentável e saudável. O projeto é uma parceria da Prefeitura de Vila Velha, operado pela Serttel e desenvolvido em parceria com o Sicoob e a Unimed Vitória.
Ao integrar saúde, lazer e sustentabilidade, o ciclismo se consolida como uma ferramenta poderosa na busca por qualidade de vida, destacando-se como uma opção prática e acessível para todos.
Comentarios