Na última semana, Vila Velha sediou a 32ª edição do “Jesus Vida Verão”. Consolidado como o maior festival evangélico do litoral brasileiro, o evento realizado pela 1ª Igreja Batista da Praia da Costa contou com uma ampla estrutura e eficaz logística, além das principais revelações do cenário gospel.
Recentemente, Caetano Veloso gravou com o pastor Kleber Lucas o jingle “Deus Cuida de Mim”. Preocupado com os extremismos ideológicos existentes na sociedade, Veloso afirmou: “não está vendo o Brasil quem despreza os pentecostais e neopentecostais, que são maioria entre os pobres e pretos, sobretudo entre pretas pobres, e produzem o gênero musical mais buscado depois do chamado sertanejo”.
A radicalização dos discursos políticos no Brasil constrói a ideia da exclusão e a distopia da existência de um grupo que não tolera a diversidade. O “Jesus Vida Verão”, contudo, demonstrou o oposto. Às margens do Atlântico, pretos, pobres, gays, lésbicas, transexuais, moradores de periferias e várias minorias estigmatizadas sentiram-se livres e respeitadas para exercer o seu culto e sua liberdade de fé.
Apenas lideranças fadadas ao fundamentalismo e representantes políticos que desprezam a realidade do povo brasileiro tentarão controlar a própria essência acolhedora da mensagem cristã sintetizada no abraço de um nobre homem que chamou: "venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês” (Mateus 11: 28).
Poucas pessoas no país estão tão cansadas e sobrecarregadas quanto as minorias que veem diariamente os seus direitos fundamentais negados e persistem subcidadãos. Nesse contexto, é preciso compreender que o próprio evangelismo passa por um viés pedagógico de convívio e entendimento da pluralidade.
A verdadeira Igreja de Cristo é sensível à realidade e tolerante às diversidades que são intrínsecas a ela. Os organizadores do festival sinalizam prontidão e afirmam a dignidade da pessoa humana que deseja professar a sua fé.
Uma luz de respeito, harmonia e amor brilha mais forte que o Farol de Alexandria, nas areias de Vila Velha.
Italo Samuel Wyatt é advogado, especialista em Direito Criminal e Segurança Pública, autor de obras literárias, membro da Academia de Letras de Vila Velha e colunista.
Confira todas as colunas Italo Samuel Wyatt em:
Kommentare