top of page
Foto do escritorRedação

Coluna Italo Wyatt | O xeque-mate de Arnaldinho Borgo



Conforme antecipei nesta coluna, Vila Velha elegeria um deputado federal e assim ocorreu: Victor Linhalis (Podemos), atual vice-prefeito, ocupará uma cadeira do Congresso Nacional, na próxima legislatura.


De certa forma, a eleição de Linhalis não era tão imprevisível, já que Vila Velha possui o segundo maior eleitorado do Espírito Santo, mantém uma tradição de eleger um representante, os atuais mandatários da cidade detêm a estrutura da máquina pública nas mãos que facilita a visibilidade necessária, conquistaram aprovação do povo e o domínio político nas redes sociais.


O que chama atenção é a fragilidade dos grupos políticos de oposição, notadamente expressos pelos ex-prefeitos Max Filho (PSDB) e Neucimar Fraga (Progressistas). Max, inclusive, conseguiu a metade dos votos auferidos por Neucimar e manteve-se atrás de novatos na política, como o vereador Devacir Rabelo (PL).


Neucimar tentou atrair o eleitor bolsonarista colando-se à imagem do presidente da República, mas não convenceu o eleitorado. Nesse sentido, teve ainda que dividir os seus votos com Devacir, que se autoproclamou “o único candidato bolsonarista do Espírito Santo”.


Esse resultado consolida o triunfo de Arnaldinho Borgo (Podemos), atual prefeito da cidade. Com a possível reeleição do Governador Renato Casagrande (PSB), Borgo torna-se um dos favoritos ao Palácio Anchieta, nas eleições de 2026.


Arnaldinho é um dos prefeitos mais próximos de Casagrande, possui uma estrutura de marketing invejável, consolidou um modelo de gestão focado na reestruturação física da cidade e agregou poderosos aliados em sua base.


Ninguém ampliou as suas vantagens e venceu nestas eleições mais que Arnaldinho Borgo. Agora é acompanhar a trajetória de Linhalis em Brasília que tem tudo para fortalecer ainda mais a gestão municipal trazendo recursos para a cidade.


Por fim, é bom lembrar que cabe a nós, munícipes, sempre estarmos atentos na fiscalização de recursos e na cobrança de ações dos eleitos!




Italo Samuel Wyatt é advogado, especialista em Direito Criminal e Segurança Pública, autor de obras literárias, membro da Academia de Letras de Vila Velha e colunista.




Outras colunas:




Estamos também abertos à publicação de artigos, crônicas e mais que venham a contribuir com nossa cidade. Entre em contato pelo nosso instagram.com/vilavelhaemdia ou pelo contato@vilavelhaemdia.com.br enviando seu material ou sugestão de pautas. Participe

0 comentário

Comments


bottom of page