Com o início do período de férias e do verão, o Convento da Penha anuncia a ampliação do horário de funcionamento; a alteração nos horários das Missas aos sábados e domingos; e a restrição da subida de automóveis ao Campinho. O objetivo das mudanças é para garantir a segurança e comodidade para todos os que visitam o principal monumento turístico, religioso e histórico do Espírito Santo.
continua após a publicidade
Em função do crescente número de pedestres que sobem ao Convento, zelando pela segurança de todos, a partir do próximo sábado (2 de dezembro) até a Quarta-feira de Cinzas do ano que vem (14 de fevereiro), estará em vigor uma nova programação, a começar pelo horário de funcionamento que ganha uma hora a mais. De segunda a sábado, o portão e a Capela abrem às 6h e passam a fechar às 18h. Já aos domingos, o funcionamento será de 4h às 18h.
continua após a publicidade
A subida de automóveis ao Campinho está proibida durante a semana e finais de semana. A exceção é para os cinquenta primeiros veículos que chegarem para a Missa das 7h (de segunda a sábado) e para a Missa das 5h (aos domingos). Também fica permitido o acesso de veículos que transportam cadeirantes ao longo do dia. Os visitantes podem acessar o Santuário caminhando, pela estrada de veículos ou “Estrada da Penitência”, 1,5km e 450 metros, respectivamente; ou ainda podem utilizar o sistema do transporte de vans e do “Trenzinho das Alegrias”. Os ingressos para subir e descer, de van, custam R$6,00; de Trenzinho, custam R$20,00.
continua após a publicidade
Missas
Outra mudança foi o horário das Missas aos finais de semana. Aos sábados as celebrações serão às 7h, 9h, 11h, 15h e 17h. Aos domingos, às 5h, 7h, 9h (no Campinho), 11h, 15h e 17h. De segunda a sexta as Missas continuam nos mesmos horários, ou seja, 7h, 9h, 11h, 15h. A Missa da Saúde, que é celebrada no Campinho do Convento, voltada para os idosos, gestantes, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, continua acontecendo todas as quartas-feiras às 15h.
O Guardião do Convento explica que as medidas buscam acolher melhor os visitantes. “Sabemos que no período de férias cresce bastante o número de turistas, peregrinos, pessoas de várias cidades que visitam o Convento da Penha, participam das celebrações e querem desfrutar do encanto deste que é o principal ponto turístico capixaba e é justamente por isso, pela segurança dos visitantes, que queremos acolher melhor a todos. Ampliamos o horário de funcionamento porque escurece mais tarde, então, muitas pessoas gostam de ver o pôr do sol no Campinho. Também estamos restringido o acesso de carros, assim até a foto fica mais bonita e claro, a segurança é maior, os pedestres podem andar mais livremente”, explica Frei Djalmo.
Foto: Marcos Antoniazi
-------------------------------
→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o VVemDia não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade oficial de governos. Fazer jornalismo custa caro. Contribua, anunciando ou doando para esse projeto de informação de qualidade à sociedade. Informações contato@vilavelhaemdia.com.br ou pelo WhatsApp (27)30727561
Comments