top of page

"Correndo pra vencer" acontece neste domingo (26)



Suor, esperança e transformação. Esse é o clima da corrida de rua “Correndo Para Vencer”, que acontecerá no próximo domingo, 26 de março, no parque da Prainha. O projeto, criado pela Vara de Execuções Penais de Vila Velha, está mudando a vida de mulheres e homens que cumprem pena em unidades prisionais do regime semiaberto.


Ao participarem do projeto, além de melhorarem as habilidades no esporte, os apenados desenvolvem o autoconhecimento, o cuidado com a saúde física, mental e emocional. Em contrapartida, a sociedade desperta para um novo olhar, de mais compaixão, esperança e confiança de que eles podem sair melhores do presídio.


Desde 2020, quando foi criado o “Correndo Para Vencer”, vários grupos diferentes foram formados, conta a idealizadora e também corredora, juíza Patrícia Faroni. “São grupos dinâmicos, já que muitos progridem para o regime aberto e saem do sistema. E o resultado é de zero reincidência, nenhuma dessas pessoas retornou ao sistema prisional com cometimento de crime”, comemora a magistrada.


O sucesso da iniciativa também se deve às parcerias e aos voluntários. Ministério Público, Defensoria Pública, Comissão de Direitos Humanos da OAB/ES, educadores físicos, agentes penitenciários, policiais, empresas privadas. Todos ajudam como podem, doando treino, tempo, roupas e materiais.


A corrida deste final de semana será realizada pela empresa Resultado Final. Ao todo foram 600 inscritos e, entre os que correrão, estão 26 reeducandos, sendo 15 homens e 11 mulheres, além de outros que já são egressos. Diversas autoridades, atletas e apoiadores também estarão presentes.


A prova, que já vai entrar para o calendário anual de corridas, começa às 07h, e pode ser prestigiada por toda a população. A novidade é que haverá a prova kids, com largada às 09h.



0 comentário

Comments


bottom of page