Na tarde desta quinta-feira, o Presidente da Câmara de Vila Velha, vereador Bruno Lorenzutti, esteve reunido com os Presidentes das Câmaras Municipais da Região Metropolitana, para a assinatura de um documento com indicações para um programa de Paz nas Escolas Municipais.
O encontro aconteceu na sede do Legislativo da Capital, e contou com a presença, de Saulinho da Academia, de Serra, Lelo Couto, de Cariacica, e Wendel Lima, de Guarapari, que foram recepcionados por Leandro Piquet, presidente da Câmara Municipal de Vitória.
O documento prevê seis indicações em conjunto para institucionalizar um programa de paz nas escolas, com o intuito de promover medidas de segurança e também garantir a saúde mental dos alunos e professores nas instituições de ensino.
Os presidentes também debateram assuntos relacionados à infraestrutura, saúde, mobilidade urbana, dentre outros.
Uma reunião histórica que marcou o inicio da cooperação técnica entre as Câmaras Municipais, objetivando pensar em agendas comuns que integrem as cidades e possibilite que toda Região Metropolitana avance nas políticas públicas.
Nota oficial das Câmaras Municipais de Vitória, Vila Velha, Viana, Serra, Guarapari e Cariacica
As Câmaras Municipais da região Metropolitana de Vitória, em conjunto, vêm a público expressar sua preocupação com os recentes alardes de possíveis ataques em escolas da região, o que tem gerado uma crescente insegurança na comunidade escolar.
As Câmaras cumprindo seu papel constitucional de fiscalizadoras e, entendendo que um ambiente escolar saudável é fundamental para garantir a melhor aprendizagem, juntaram esforços para desenhar um conjunto de ações para a segurança, combate às fakenews e apoio à saúde mental.
As Câmaras Municipais elencaram as seguintes Indicações que serão propostas coletivamente às Prefeituras:
1. Elaboração de Projeto de Conscientização de alunos, pais e professores sobre os perigos das fakenews, gameficação e crimes cibernéticos.
2. Adequação das estruturas e processo de compartimentação das unidades escolares para que o espaço pedagógico fique restrito ao corpo discente e docente.
3. Constituição e implementação de Plano de evacuação para situações emergenciais e de contenção de ataque nas escolas.
4. Sistema de acionamento simultâneo de autoridades de segurança - modelo botão do pânico.
5. Instituição de Programa de saúde mental e atenção psicológica aos estudantes das redes municipais dentro e fora das escolas.
6. Implementação de Programa de Promoção de Cultura de paz envolvendo toda comunidade escolar. As Câmaras Municipais de Vitória, Vila Velha, Viana, Serra, Guarapari e Cariacica reafirmam seu compromisso com a segurança e bem-estar da comunidade escolar e se colocam à disposição para trabalhar em conjunto com as autoridades competentes para a implementação das Indicações propostas.
Commenti