O câncer de cabeça e pescoço é caracterizado, principalmente, pelos tumores que aparecem nos lábios, boca, garganta, tireoide e pele da região da cabeça e pescoço. Os sintomas iniciais podem ser silenciosos, mas, mesmo quando surgem, os pacientes demoram a procurar atendimento e, na maioria dos casos, só descobrem a doença em um estágio mais avançado.
Quem passou por essa situação foi o pedreiro, Ubiratan Freitas, de 45 anos. Ele, que é paciente do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), contou que teve uma afta na boca e nunca imaginou que poderia ser um câncer. “Uma afta surgiu na minha língua e como não doía, não procurei o médico. Isso foi um grande erro. Essa doença é silenciosa. Qualquer sinal que apareça nessa região a gente deve ir até um especialista”, aconselha o paciente.
O pedreiro também revelou que foi fumante e consumiu bebida alcóolica por mais de 15 anos. “A gente sabe que o uso dessas drogas pode desencadear o câncer, mas a gente não acredita que vai acontecer. Hoje eu falo para todo mundo evitar beber e fumar porque a consequência pode ser muito grave”, ressalta Ubiratan Freitas.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 39.550 novos casos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil nesse ano de 2023. E para conscientizar a população sobre o assunto, nesta quinta-feira (27) é celebrado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.
“Nós precisamos falar muito sobre esse tema e ficar atentos às manifestações da doença. É preciso procurar um médico logo ao perceber a presença de feridas, que geralmente dolorosas, ou manchas que não cicatrizam na região da boca, nódulos no pescoço, rouquidão ou alterações na voz e dor ou dificuldade para engolir. Com o diagnóstico precoce podemos alcançar até 90% de cura”, destaca a cirurgiã de cabeça e pescoço do HEVV, Dra. Fernanda Marisco do Couto Teixeira.
Nessa data, a Dra. Fernanda Teixeira faz um alerta ainda mais importante que é sobre a prevenção. “O tabagismo associado ao consumo de bebidas alcóolicas em excesso é o principal fator de risco. Além disso, muito se fala sobre a associação entre o HPV e o câncer de colo de útero. Porém, esse vírus também é responsável por alguns tumores na região da garganta. Assim, a prática de sexo seguro e a vacinação contra o HPV, inclusive em meninos, são extremante importantes para prevenir essa doença. Também é importante orientar o uso de protetor solar e uma boa higiene oral. O câncer de cabeça e pescoço pode ser evitado em muitos casos se as pessoas adotarem hábitos de vidas saudáveis”, reforça a médica.
Serviço
Como buscar atendimento?
O paciente atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima para ser avaliado, que por meio do sistema de regulação de acesso será encaminhado pela Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo (SESA) para os hospitais que são referência nessa especialidade no Estado.
E o paciente que possui plano de saúde deverá procurar o próprio convênio que indicará o cirurgião de cabeça e pescoço de sua rede credenciada para realizar a consulta.
Коментарі