top of page
Foto do escritorRedação

Carreira & Desenvolvimento | Empreender é um exercício mental





Por Nilton Junior*


Para desenvolver uma mentalidade empreendedora precisamos aplicar alguns conceitos.


Vivemos em um mundo desafiador e dinâmico, ainda mais quando falamos de negócios. Então, estava lendo um artigo e comecei a refletir sobre o trabalho mental no qual empreender requer, e como isso poder ser diferencial crucial para aqueles que prosperam e para os que estagnam. Mais do que simplesmente ter uma ideia brilhante, e eu vivi isso quando montei meu primeiro negócio, os empreendedores de sucesso são aqueles que cultivam e nutrem uma mentalidade específica, fundamentada em uma série de princípios fundamentais que infelizmente estou entendo agora, 7 anos depois que fechei minha segunda tentativa de empreender. 





continua após a publicidade





continua após a publicidade

Mas isso quer dizer que meu próximo, e se houver, empreendimento dará certo? Claro que não, mas acredito que estarei com um mindset além do brilhantismo de (talvez) uma ideia, ou de um forte propósito, ou mesma das grandes certezas. É um caminho e não uma fórmula mágica.


No cerne desta mentalidade mora a resiliência, que é a capacidade de resistir às adversidades e superar obstáculos. Empreendedores resilientes não desistem diante dos fracassos, mas os encaram como oportunidades de aprendizado e crescimento. Eles tendem a persistir, adaptam-se e se reinventam quando necessário, mantendo-se firmes em direção aos seus objetivos.


 E isso acaba por puxar para o segundo princípio, que é a adaptabilidade. Empreendedores que possuem essa mentalidade estão abertos a novas ideias, tecnologias e estratégias. Eles não se prendem ao status quo, mas estão sempre prontos para ajustar seus planos e abraçar novas oportunidades conforme surgem. E isso, graças a uma motivação intrínseca que serve de combustível impulsionando-os além dos desafios. Ao contrário da motivação extrínseca, que vem de recompensas externas, a motivação intrínseca surge de dentro, alimentada pela paixão, propósito e autodeterminação. 


mentalidade de crescimento deve ser uma busca constantemente para o crescimento pessoal e o profissional, onde sempre estão sempre se desafiando, aprendendo e evoluindo. Reconhecendo que o sucesso é uma jornada contínua de desenvolvimento, e não destino final. E assim, estão sempre com sede por conhecimento, que acaba se tornando uma característica fundamental dos bem-sucedidos. Sempre buscando aprender com suas experiências, com os outros e com o mundo ao seu redor. 





continua após a publicidade



Finalizando temos a força na crença da própria capacidade de realizar tarefas e alcançar objetivos. Através de um senso de auto eficaz, que traz confiança e só fortalece suas habilidades e competências, e isso fica na máquina complexo do nosso cérebro, em um “local interno de controle”, onde o ato de assumir a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso de seus empreendimentos, está ao lado da disposição de assumir riscos calculados para alcançar seus objetivos.


Essas características com cara de conceitos e atitude, é o que chamo de mentalidade empreendedora. Uma combinação que precisa de equilíbrio. Não adianta calibrar duas ou três, elas precisam estar em harmonia. Quando temos uma visão calibrada sobre elas, conseguimos clarificar e até arriscar. E não só em abrir um negócio, mas empreender até mesmo no seu dia a dia de trabalho, fortalecendo o intra-empreendedoríssimo. Faz a gente enriquecer a jornada empreendedora, transformando desafios em oportunidades e sonhos em realidade.



*Nilton Junior é um profissional multifacetado com trajetória desde a criação editorial até o desenvolvimento humano. Formado em Comunicação Social, destaque em marketing, experiência diversificada em varejo, comunicação interna e educação. Atualmente, como design de conteúdo, integra habilidades gráficas, audiovisuais e web, com foco em inovação, desenvolvimento organizacional e criação de conteúdo para educação corporativa.


Edição - Douglas Dantas

-------------------------------

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o VVemDia não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade oficial de governos. Fazer jornalismo custa caro. Contribua, anunciando ou doando para esse projeto de informação de qualidade à sociedade. Informações contato@vilavelhaemdia.com.br ou pelo WhatsApp (27)30727561


0 comentário

Comments


bottom of page