Deputado propõe lei para reconhecer o Farol de Santa Luzia como de relevante interesse cultural do ES
- Redação
- 24 de jan.
- 2 min de leitura

Inaugurado em 1871, o Farol de Santa Luzia foi erguido para sinalizar a entrada de embarcações pelo canal de acesso da Baía de Vitória. Desde 2016, este monumento, localizado na Praia da Costa, em Vila Velha, tornou-se uma atração turística de destaque. Dada sua importância, o deputado Coronel Weliton (PRD) propôs o Projeto de Lei (PL) 657/2024, visando reconhecer o farol como de relevante interesse cultural no Espírito Santo.
Valor Histórico
Na justificativa do projeto, o deputado explicou que o terreno onde está o farol era de propriedade particular e foi doado à União em 1913. Em 1985, a área foi repassada à Marinha do Brasil, que desde então administra a vila militar composta pela casa do faroleiro, uma sala de memória e uma loja de artesanato.
SIGA NOSSO INSTAGRAM @VILAVELHAEMDIA
Participe de nossa comunidade de notícias e promoções no WhatsApp.
Atração Turística
O Farol de Santa Luzia tornou-se uma das principais atrações turísticas do Espírito Santo. Com uma torre metálica de 12 metros de altura, construída em Glasgow, na Escócia, o farol oferece uma vista privilegiada da costa de Vila Velha, além de municípios como Vitória e Serra. O local também conta com exposições permanentes de objetos históricos e um centro de informações turísticas que vende artesanatos da região.
Anuncie conosco, valorize o jornalismo regional! Alcance de 400 mil leitores e
mais de 3 milhões de visualizações.
Andamento da Proposta
A iniciativa passará pelas comissões de Justiça, Cultura e Finanças para avaliação.
Importância do Tombamento
Um ponto de debate é a necessidade de tombamento do conjunto do Farol de Santa Luzia. Atualmente, em Vila Velha, apenas o Museu Homero Massena, o Convento da Penha, a Igreja do Rosário, a “Imagem de Nossa Senhora da Penha da Igreja de Nossa Senhora do Rosário”, a Estação Ferroviária de Vitória (Leopoldina, em Argolas) e a Estação Ferroviária Pedro Nolasco (Museu Vale) são tombados em âmbito municipal, estadual ou federal. Vários outros imóveis na cidade possuem valor histórico e sentimental significativo e merecem ser considerados para proteção patrimonial.
Confira matéria especial sobre tombamento em Vila Velha:
Comentários