Diálogos sobre Saúde Mental LGBTQIA+: um espaço de acolhimento e debate
- Redação
- 17 de set. de 2024
- 2 min de leitura

A comunidade LGBTQIAPN+ de Vila Velha ganhou um importante espaço para discutir questões relacionadas à saúde mental.
continua após publicidade
O evento “Diálogos sobre saúde mental LGBTQIA+”, promovido em parceria pela Faculdade Estácio de Sá e a Comissão de Diversidade e Gênero da OAB Vila Velha, irá reunir profissionais da área da psicologia e ativistas para debater os desafios enfrentados por essa população no próximo dia 19 de setembro, quinta-feira, às 19h no auditório da faculdade com entrada franca.
Segundo o psicólogo Rafael Dias, coordenador do curso de Psicologia da Estácio e um dos mediadores, o evento surge da necessidade de criar um ambiente seguro e acolhedor para que as pessoas LGBTQIAPN+ possam falar sobre suas experiências e buscar apoio.
"Historicamente, essa população sofre com preconceitos e violências, o que impacta diretamente na saúde mental", afirma Dias.
Palestrantes renomades
A programação conta com a participação de profissionais na área da psicologia, como Marina Bernabé, psicóloga e pesquisadora da UFES, e o próprio Rafael Dias.
Entre os temas a serem abordados estão as especificidades da saúde mental da população LGBTQIAPN+, os desafios enfrentados no acesso aos serviços de saúde e as estratégias para promover o bem-estar emocional.
Uma iniciativa pioneira
Para Dr. Siqueira, presidente da Comissão de Diversidade e Gênero da OAB Vila Velha, a parceria com a Faculdade Estácio de Sá representa um passo importante na luta por uma sociedade mais justa e inclusiva.
"Essa parceria entre o curso de Psicologia da Faculdade Estácio e a Comissão de Diversidade e Gênero da OAB Vila Velha nasceu dessa vontade de fazer com que a a comunidade seja valorizada e tenha a devida atenção sobre sua saúde mental. O evento é aberto ao público", afirma Siqueira.
Diálogos sobre saúde mental LGBTQIA+
19 de setembro, quinta-feira, às 19h no auditório da faculdade Estácio de Sá, ao lado do Terminal de Vila Velha, entrada franca.
Comentarios