top of page

Drinks, conheça os preferidos dos brasileiros e como harmonizá-los



Por Roberta Von Doelinger*


Todo mundo gosta da refrescância e do colorido de uns bons drinks!


São maravilhosos no happy hour, na praia, na balada ou em casa com amigos. Sempre há motivos para brindar.


Na estação mais quente do ano, os drinks são, sem dúvidas, os mais desejados.


Todos têm um, dois ou mais preferidos. Mas você já parou para pensar quais são os drinks mais famosos do mundo e quais as suas origens?


Vamos contar um pouco sobre cinco drinks famosos:


Negroni (Itália)

Elaborado com gin, vermute doce, campari e uma fatia de laranja.

Um dos drinks preferidos do Conde Camillo Negroni, que após voltar de expedição pela América, pediu que o bartender trocasse um dos ingredientes do, na época, famoso drink Americano, por Gin. Nascendo assim, o Negroni, em homenagem ao Conde.


Margarita (México)

Esse drink, elaborado com tequila, Cointreau e limão, é, com toda certeza, um dos mais famosos do mundo. Sua criação ainda causa divergência. Embora muitas pessoas afirmem que o drink foi criado por um barman mexicano em 1934, outros dizem que sua origem é Acapulco, em 1940, em uma festa onde participavam personalidades poderosas e famosos atores de Hollywood.


Caipirinha (Brasil)

Tradicionalmente, elaborado com cachaça, limão, açúcar e gelo, mas também existem variações feitas com outras frutas, como morango, maracujá, kiwi. A bebida mais famosa do Brasil também pode ser feita com vodka, mais conhecida por caipiroska.


Martini (Estados Unidos)

O famoso drink dos filmes de 007, também não tem a origem muito clara. Alguns profissionais creditam sua criação a um barman americano de origem italiana.

Elaborado com gim e vermute seco. Servido em uma taça sem gelo, muitas vezes acompanhado de azeitonas verdes e, até mesmo, da casca de limão siciliano.


Bloody Mary ( França)

Elaborado com vodka, suco de tomate, molho inglês, tabasco e pimenta. Um drink que causou dúvidas, no início, sobre a sua origem.

Muitos profissionais da área concordam que o drink é francês, criado especificamente em Paris, mas popularizado por imigrantes russos em 1920, que acabaram influenciando sua composição.



Festival de Drinks - Se você gosta de drinks e quer conhecer novidades ou curtir um dos tradicionais, o Pecorino Bar&Trattoria irá realizar no próximo dia 25 de janeiro um Festival de Drinks. Clique aqui e confira detalhes em:

Harmonizando


Beber sem comer nem sempre é uma boa ideia. Por isso separamos algumas dicas de harmonização separadas pelo Blog do Pão.


Drinks amargos


Drinks amargos, como aqueles preparados com vermutes, bitters e outros aperitivos, precisam ser combinados com ingredientes que contam com complexidade similar.


Por isso, os embutidos (como o salame, a calabresa, o presunto parma e outros) são perfeitos para harmonizar com seus sabores.


Drinks cítricos


As bebidas cítricas – como a clássica Gin Tônica, caipirinha ou um Mojito – são perfeitas para acompanhar alimentos mais gordurosos, por auxiliarem a amenizar o sabor pesado desses produtos.


Dessa maneira, esses drinks harmonizam bem com molhos cremosos (como a carbonara), feijoada, pratos com queijo, carnes com crostas gordurosas e até petiscos fritos (como batatas, queijos e peixes fritos).


* diretora de marketing, produtora de enoeventos e colaboradora do VVemDia.

0 comentário

Comments


bottom of page