top of page

Eleições | Psol reafirma 'luta contra desmandos de Arnaldinho' e defesa da democracia


André Moreira, vereador de Vitória, Camila Valadão, deputada estadual e Mônica Alves, presidenta do Psol VV

Durante a tarde do último sábado (19), os filiados ao Psol Vila Velha estiveram reunidos discutindo o futuro do partido no município.


Na ocasião, votaram duas teses estaduais e o resultado foi 50% cravado. "Isso demonstra o quanto prezamos pela democracia na construção partidária. Temos compromisso com nossos princípios e com a construção da nossa política, pois não somos um partido cartorial." comenta Mônica Alves, presidenta do Psol Vila Velha.



Questionado sobre pré-candidatos, Mônica foi incisiva: "Não temos pré candidata a prefeitura como noticiado em outro jornal. Isso é  fake-news. Estamos com um time bom para o ano que vem, lideranças expressivas que podem disputar tanto o executivo quanto o legislativo. Mas qualquer notícia sobre nossas pré-candidaturas são prematuras. Tudo será definido no tempo certo, democraticamente entre nós".



Apesar disso, Mônica avalia a conjuntura política da cidade.


"Em 2020 enfatizamos a desigualdade entre a população da orla e da periferia. Para a desconstrução dessa desigualdade, há necessidade de ampliação das oportunidades dos trabalhadores do município, valorização dos servidores, saúde para todas as pessoas, formação continuada para os servidores no que se refere aos direitos humanos"


Sobre a atual gestão, diz que o PSOL "luta contra os desmandos do prefeito Arnaldinho Borgo. O PSOL se coloca lado a lado dos pescadores, dos trabalhadores de recicláveis, dos professores e professoras, dos demais servidores públicos e todos aqueles e todas aquelas que estão sendo atacados pelo governo municipal".




Defesa da democrática


"O Psol tem como prioridade o combate a extrema direita e ao bolsonarismo, por isso estivemos nas ruas clamando pelo fim do governo Bolsonaro. Apesar de apoiarmos as medidas populares e democráticas do governo Lula, não abriremos mão da nossa independência política" avalia Mônica.


Segundo Mônica, esse protagonismo do PSOL fez o partido ser um dos que mais cresce no país. "Elegemos Camila Valadão como deputada estadual  de forma expressiva em 2022. Hoje, Camila é Presidenta da Comissão dos Direitos Humanos e vem executando um belíssimo mandato com a presença e reconhecimento dos movimentos populares, se colocando de forma combativa tanto em relação às politicas que consideramos equivocadas do governo Casagrande quanto em relação  ao fascismo".


Em Vitória, Mônica destaca a atuação de André Moreira" que junto à Camila, vem defendendo pautas históricas no combate às políticas neoliberais e autoritárias de Pazolini e as opressões: violência contra mulheres, pretos e pretas  comunidade lgbtqiap+, PCDs etc".


Próximos passos


Com a conclusão das plenárias dos demais Diretórios Municipais, Diretório Estadual e Diretório Nacional o partido irá se reunir para traçar o destino em Vila Velha. "Conversaremos num futuro próximo como será a nossa participação eleitoral em 2024", conclui Mônica.


Disputa Interna


Segundo apurado por nossa equipe, há uma disputa interna no Psol em Vila Velha. Enquanto o grupo da atual presidenta Mônica Alves defende o fortalecimento das bandeiras de luta e de ações que levaram o Psol eleger Camila Valadão no ES e André Moreira em Vitória; grupo contrário capitaneado pela professora Luciana Santos defende um partido com maior diálogo com demais siglas e mudanças na gestão partidária municipal. Oficialmente, as teses defendidas por cada um desses grupos ficaram empatadas.






Comments


bottom of page