top of page

Em dia com Douglas Dantas | No Dia da Árvore, que cidade queremos?



Por Douglas Dantas*


Neste 21 de setembro, Dia da Árvore, precisamos refletir qual cidade queremos para vivermos. Em um momento que as mudanças climáticas se agravam, vemos muito discurso e pouca ação.


Sabemos que entre os principais poluidores são as grandes indústrias, mas mudanças simples podem contribuir com o seu bem estar e de sua comunidade local.


Uma delas é a melhoria na arborização de uma cidade. Em Minas Gerais, por exemplo, temos o caso de Ipatinga que após amplo trabalho do município, ainda nas décadas 80 e 90, reforçou a cobertura vegetal se tornando uma das cidades mais arborizadas do país. Isso contribuiu, dentre outros pontos, com a redução da temperatura.


Em Vila Velha vemos ruas e avenidas que quando possuem árvores, pode-se contar nos dedos a quantidade. Às vezes andamos por quilômetros sem nenhuma árvore expressiva, que dê sombra e contribua com todo meio ambiente.


Cabe aqui reforçar que o município tem papel fundamental no incentivo aos munícipes a plantarem e cuidarem de suas árvores. Até temos uma lei que dá desconto no IPTU para quando existe árvore em sua calçada, mas é pouco divulgada.


Ações precisam ir além, com a prefeitura realizando eventos com distribuição de mudas adequadas, realização de mutirão de plantio em ruas e avenidas estratégicas, dentre outros.


Além de amenizar o ‘calor’ ao oferecer sombra, as árvores evitam erosão no solo diminuindo o impacto das chuvas, sem contar no equilíbrio ecológico ao ser fonte de alimento, abrigo para pássaros.


Manutenção


Vale também destacar a importância do município não apenas incentivar o plantio de novas mudas, mas também realizar uma manutenção adequada às que estão em vias públicas e orientar os municípios quanto as que estão em áreas privadas para evitar assim acidentes como já foi registrado em nossa cidade.


Além do município, cada cidadão pode contribuir para a ampliação da cobertura vegetal plantando árvore/s, seja em sua casa, no seu condomínio, na sua calçada. Mas antes deve lembrar dos exemplares adequados. Para isso, a PMVV oferece no Viveiro Municipal exemplares para plantio e orientações.


Serviço:

Viveiro Municipal - Prefeitura de Vila Velha

Local: Rua Vitória, nº 13, bairro Vila Guaranhus

Funcionamento: Segunda a sexta-feira

Horário: 07 às 12; 13 às 17 horas

Informações: 3149-7290



*Jornalista com mais de 20 anos de mercado. Especialista em educação. Diretor do Sindijornalistas e da Fenaj.

コメント


bottom of page