top of page

Em Dia com Douglas Dantas | Preço 5G, qualidade 3G. Sete mil localidades não têm 4G



A onda do momento é o início da cobertura 5G no país e em nosso Estado. Em Vila Velha, segundo a Anatel, só em 2025!


Mais uma vez, as empresas de telecomunicações prometem uma revolução nas nossas vidas, que passaria a ser ainda mais conectada.


No entanto, passados alguns anos do início da cobertura 4G, o Brasil ainda possui 350* cidades que sequer possuem essa tecnologia. Considerando distritos e zonas rurais, o número alcança 7.340*.


O início do 5G já começou com atrasos e leniência da Anatel que já estendeu o prazo inicial do início das operações em algumas cidades. Além disso, as que já estão com antenas 5G a cobertura é bem restrita. Em Vitória, por exemplo, em pleno centro da capital não há conexão 5G!


Pior do que os números quantitativos são os qualitativos. Uma das principais reclamações de usuários das teles são a lentidão no acesso ou até mesmo falta de sinal.


Toda mudança de ‘G’s a promessa é a mesma, estabilidade, velocidade e melhor preço.

Mas até agora nada disso tem se cumprido, boa parte pela conivência dos nossos governos e órgãos reguladores que são brandos em fazer cumprir os contratos de concessão das empresas.


Dias desses comecei a me atentar quanto ao sinal 4G, mesmo estando em plena capital ou em bairros centrais de Vila Velha, o sinal 4G não estava disponível. Quando disponível, a velocidade aquém da esperada. Enquanto isso, a fatura chega sempre e nem reduziram ainda o ICMS, como já deveriam ter feito!

Apesar da maioria das empresas dizer que para acesso ao 5G os consumidores não precisarão trocar de chip/plano, sabemos que a tendência é em breve os valores subirem com a justificativa da nova tecnologia.


Cabe, no entanto, aos órgãos de defesa do consumidor e à agência reguladora, Anatel, garantir a qualidade e preço justo. Ou pagaremos em breve um valor de 5G, mas com serviços que em outros países poderíamos comparar à um 3G.


E você, como avalia a conexão de sua operadora?


*dados da Anatel compilados pela Abrint.


Douglas Dantas é jornalista, atua há 20 anos no mercado de comunicação capixaba.


Apoiar o bom jornalismo nunca foi tão importante. Obrigado por ter chegado até aqui. Nós, do VVemDia, atuamos com independência e sem amarras politicas para poder levar até nossos leitores um jornalismo crítico e verdadeiro. Contribua com nosso jornalismo! Doe qualquer valor e garanta a continuidade do VVemDia.
0 comentário

Comments


bottom of page