Enem dos concursos | Saiba como melhorar seu desempenho na reta final
- Redação
- 29 de abr. de 2024
- 3 min de leitura
A Prova acontece no próximo domingo (05) em todo país. Especialistas dão dicas práticas para diminuir a ansiedade e aprender com qualidade.

A prova para o Concurso Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos concursos” acontece no próximo dia 5 de maio em todo o país.
No Espírito Santo, 32.887 mil candidatos farão o exame em seis cidades : Vitória, Vila Velha, Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus.
continua após a publicidade
Ao todo, serão 75.730 salas para aplicação do exame em todo o país. Segundo o governo federal, 94,6% dos candidatos farão as provas em um endereço a até 100 km de distância de onde moram.
Com a competição acirrada, os candidatos estão constantemente em busca de estratégias para otimizar seu desempenho e aumentar suas chances de sucesso, e essa corrida pode gerar muita ansiedade e prejuízos.
Por isso, especialistas indicam calma e controle emocional, para que o tempo de estudo faça sentido na hora da prova.
A principal dica é relaxar. Parece clichê? Sim. Mas o pensamento acelerado e a ansiedade extrema podem te levar ao fracasso.
continua após a publicidade
Por isso, nessa reta final para o dia da prova, o candidato precisa confiar em sua dedicação.

“Nestes dias que antecedem a prova, muitos pensamentos e dúvidas tomam a cabeça dos candidatos. Muitos se questionam se estudaram o suficiente, se a prova vai ser muito difícil, se ele está preparado mesmo e por aí vai. O fato é que pensar nestas coisas agora não vai mudar o presente e nem alterar o futuro. O candidato precisa confiar em sua dedicação e desacelerar o pensamento para que ele foque no que aprendeu”, explicou a psicóloga Graziela Paoni.
Além do esforço de manter o pensamento equilibrado, outras técnicas podem ajudar e muito na ansiedade dos concurseiros.
A respiração é uma delas. A professora de Yoga Thais Muniz (foto), conhecida como Puja Sintonia explica que a respiração correta ajuda a manter o controle da mente e do corpo, e ensina uma técnica para os estudantes.
continua após a publicidade
“Na Yoga, os tipos de respiração são chamados de pranayamas. A respiração lunar é uma ótima ferramenta para isso, ela é fácil para qualquer pessoa fazer em casa. Para isso, a gente precisa respirar pela narina esquerda, por 15 minutos, alternando a respiração para a narina direita (solar), permanecendo sua respiração nela por mais 15 minutos.Esses dois pranayamas irão te relaxar e te equilibrar , melhorando assim sua capacidade de concentração”, ensinou a professora.
Outra técnica milenar chinesa que pode contribuir muito para a concentração é o Feng Shui. Essa prática ajuda na composição de ambientes saudáveis para habitação, e claro, para os estudos. Nesta reta final da prova ainda é possível fazer adaptações simples.

Ter um local de estudo adequado, ajuda na sua concentração e na retenção das informações, é o que explica a arquiteta e consultora de Feng Shui, Lívia Salzani.(foto)
“ Ter uma mesa de estudos diretamente voltada para uma janela pode causar muitas distrações. Já a mesa direcionada para a parede é uma boa opção para o foco, mas tende a deixar o estudante cansado. Uma solução é colocar na mesa ou na parede em frente a mesa, uma imagem de paisagem ampla, com campos, descampados ou montanhas. Pode ser uma foto, quadro ou pôster. A cor amarela também é muito boa para ajudar na concentração, tanto para trabalho quanto para os estudos”, orientou a arquiteta.
-------------------------------
→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o VVemDia não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade oficial de governos. Fazer jornalismo custa caro. Contribua, anunciando ou doando para esse projeto de informação de qualidade à sociedade. Informações contato@vilavelhaemdia.com.br ou pelo WhatsApp (27)30727561
Comments