Na enquete realizada por este VVemDia, entre os dias 27 a 30 de junho, os leitores demonstram que em sua maioria já escolheram quem irá governar Vila Velha de 2025 a 2028. Apenas 5,3% disseram não ter decidido ou que irão votar em branco/nulo.
continua após publicidade
Reforça-se que esse levantamento é uma enquete não tendo intenção de substituir pesquisa eleitoral realizada por institutos e métodos próprios. Bem como que o levantamento demonstra a intenção relativa aos leitores que se dispuseram a registrar seus votos.
Outro ponto que chamou a atenção foi o empate entre os candidatos que estão em segundo lugar na preferência. Na pergunta espontânea, Ramalho (PL) e Babá (PT) somam 44 registros. No entanto, teve dois leitores que, no lugar do nome de seus candidatos, colocaram PT e 13, o que aumentaria assim o percentual de intenção para o candidato de esquerda. Em terceiro lugar, com 18 votos, aparece Nicolas Trancho (PSOL), seguido por Rafael Primo com sete, Renzo Mendes com cinco, Neucimar Fraga com quatro, além de Devacir Rabello (3), Valdecy da Farmácia (2) e Vera Rodrigues, Sandra Frasson, Índio e Fábio Barcellos com 1 voto cada.
Em primeiro lugar, bem à frente dos demais, está o atual prefeito Arnaldinho Borgo, com 129 registros, equivalente a 46,23%.
Na pergunta estimulada, onde foram citados os principais pré-candidatos até então anunciados pela imprensa, o cenário segue parecido:
48% - Arnaldinho Borgo (Podemos)
19,4% - Cel Ramalho (PL)
18,6% - Babá (PT)
8,6% - Nicolas Trancho (Psol)
3,2% - Nulo ou Branco
1,8% - Neucimar Fraga (PP)
0,4% - Sandra Frasson (PV)
0% - Maurício Gorza (PSDB)
A rejeição aos pré-candidatos também foi perguntada e os leitores responderam em quem não votaria para prefeito:
30,1% - Cel Ramalho (PL)
26,4% - Arnaldinho Borgo (Podemos)
20,3% - Babá (PT)
15,2% - Neucimar Fraga (PP)
5,1% - Nicolas Trancho (Psol)
1,8% - Sandra Frasson (PV)
1,1% Maurício Gorza (PSDB)
Ao todo, a nossa enquete teve 279 respostas registradas via plataforma Google. Pelo voto dos nossos leitores, o cenário sugere possível segundo turno, mas com indefinição entre Arnaldinho e Ramalho ou Arnaldinho e Babá. Destaca-se também que, visto o atual prefeito somar 48%, próximo aos 50%+1 (excluídos nulo/brancos), percentual necessário para não haver segundo turno, há possibilidade da disputa pela Prefeitura de Vila Velha ser decidida em primeiro turno.
Este levantamento está sendo realizado seguindo a Lei 9.504/1997 e demais resoluções vigentes do TSE que disciplinam a diferença entre pesquisa de enquetes e sondagens (como esta) e detalha demais regras sobre. “Entende-se por enquete ou sondagem o levantamento de opiniões sem plano amostral, que dependa da participação espontânea da parte interessada, e que não utilize método científico para sua realização, quando apresentados resultados que possibilitem à eleitora ou ao eleitor inferir a ordem das candidatas e dos candidatos na disputa” detalhe o TSE. Os nomes dos candidatos a prefeito são os principais divulgados pelos partidos e mídia. Os vereadores citados nominalmente são apenas os que possuem mandato ativo, sendo permitido o leitor incluir outro possível candidato não citado. A coleta de dados/resposta será entre os dias 27 a 30 de junho de forma exclusivamente online por esta página vinculada ao sistema Google, com divulgação em nosso site e redes sociais. Destacamos que o VVemDia é um jornal sério, ético e comprometido com a verdade e que não recebeu nenhum valor de pré-candidato para a enquete realizada. Sendo essa totalmente independente e reflexo das escolhas registradas pelos nossos leitores no formulário do Google.
Tendo em vista que o nome de Rafael Primo do PT foi citado como pré-candidato a prefeito e ele não é pré-candidato a prefeito e sim a vereador, podemos concluir que estas citações iriam para o pré-candidato do PT o Babá, assim ele estaria em segundo lugar, na frente do Cel. Ramalho.