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Foto do escritorDouglas Dantas

Entrevista | Maikel dos Santos, 'Pai' dos Macakids fala de empreendedorismo e trajetória




Conversamos essa semana com Maikel Araújo dos Santos, morador de Vila Velha, formado em comunicação empresarial. Esse nome, poucos conhece, comparado ao reconhecimento dos seus filhos, que já estão em todo país com reconhecimento da criança.


Maikel é o pai da Turminha Macakids, que só nas redes sociais passa de 15 mil seguidores, com parques temáticos pelo Brasil, vários produtos licenciados, dvds, desenhos animados.


Maikel comenta como foi chegar até aqui, seus desafios e dicas para os empreendedores. Confira!


Como tudo começou com o Macakids?


Tudo começou no primeiro período da faculdade. Eu fazia comunicação empresarial e os meus pais tinham uma loja de decorações pra festas infantis e eu queria criar um site, um personagem, uma marca para os negócios dos meus pais que tinha um nome muito informal, chamava RJ Festas. Aí tive a ideia de criar um personagem, alguma coisa que fosse mais infantil. Foi quando um designer apresentou pra gente o macaco pra ser o garoto propaganda da loja. Quando eu bati o olho nesse macaco, eu me lembrei de muitas coisas lá na minha infância. Tipo, me chamavam de ‘maikako’ no pejorativo, hoje seria bullying. Lembrei do lance do ‘maikaco’ e esse lance me ajudou criar o nome Macakids. Então virou Macakids Festas Infantis. A ideia inicial era só uma marca mais infantil, que tivesse a ver com o que meus pais trabalhavam.



Como teve a ideia de criar a história?


A ideia de criar a história, tudo envolta do Macakids, a ilha, a turma dos macacosujos, tudo isso foi acontecendo com o tempo, conforme o macaco da loja, o Macakids, que tinha uma escultura na frente da loja, mas as crianças adoravam e os pais começaram a pedir que fosse o tema da festa das crianças. No início era apenas um macaco na frente da loja, não tinha nem nome. Foi aí que eu tive a ideia de criar uma história, quando pensei em criar outros macacos, com os mesmos traços parecidos com ele, eu contratei um designer e ele foi desenhando conforme estava imaginando. Foi muito bacana essa sinergia e chegamos ao formato da Turma Macakids, que vive numa ilha e tem que defender essa ilha da turma dos macacosujos. Mas a princípio era pra ser um tema de festa infantil, pra concorrer com os temas famosos. Era bem ousado, bem desafiador, ter uma turma com personagens autorais para competir com Turma da Mônica, Batman...


Como foi chegar até aqui?


A turma macakids vai completar treze anos agora no dia 12 de outubro.

Foi um desafio e tanto chegar até aqui, mas eu olho pra trás com muita gratidão, com muito orgulho, com muita satisfação de tudo que a gente conseguiu construir, mesmo com tão poucos recursos, a gente conseguiu chegar tão longe com o macakids e a gente sonha chegar em lugares bem mais altos com a marca e com os personagens.

Você é um jovem empreendedor, desde quando começou a ter visão empreendedora?


A visão empreendedora começou lá no primeiro período da faculdade, se me engano 2004/2005, quando comecei a imaginar como seria empreender no negócio dos meus pais. Criar um diferencial no meio de atuação do ramo de atuação deles.




O Macakids foi o primeiro projeto?


Como empresa mesmo, projeto empreendedor, o MacaKids foi minha primeira ideia. Antes eu trabalhei muito como promoter, mas eu tinha profissão de mergulho profissional, era um sonho de infância me tornar mergulhador e atuei uns quatro anos fazendo muitos serviços, limpando fundo de navio, manutenção de instalações subaquáticas, viajei alguns estados do Brasil trabalhando nessa profissão de mergulho.


O mergulho profissional me permitiu juntar uma grana, pra que eu pudesse continuar sonhando com o Macakids, eu nunca tinha desistido dele. Quando eu tive a ideia de criar a Turma Macakids era doze de outubro de 2009, eu já tava no mergulho profissional há uns dois anos, já juntava esse dinheiro. Todo o dinheiro que eu arrecadava do mergulho eu colocava em um poupança pensando no lançamento da Turma MacaKids. Eu planejei todo esse lançamento, eu mandei fazer todas as esculturas, eu paguei designer, os ilustradores, o website, tudo em volta pra conseguir fazer o lançamento da marca e depois disso começar a alçar voos maiores com a marca.




Quais principais produtos já lançados e em comercialização? O parque já está em quantos locais?


Lançamos um DVD pela Sony Music, com clipes, desenhos animados, todos autorais. Lançamos o segundo álbum, teve venda nas Lojas Americanas, do Brasil todo, mais de vinte mil cópias vendidas; estamos no terceiro álbum, tem os bonequinhos; tem a nossa linha com empresas capixabas - como a Paletitas de sorvetes e picolé; uma parceria nova com a Água Pedra Azul; com as balas artesanais da indústria Franco; todos os produtos que vão ostentando a marca e os personagens nas embalagens, estamos produzindo as novas pelúcias. Os parques já rodam há dois anos, quase três anos o Brasil. São duas ilhas e agora o Parque fixo que estreou este ano no Shopping Vila Velha, todo temático, com os personagens, com as esculturas, com os brinquedos inspirados na ilha. Já passamos pelo Ceará, está hoje em Teresina no Piauí, já esteve no extremo norte da Bahia, Rio de Janeiro, estamos com a agenda cheia para rodar vários estados com a turminha.


Quantas pessoas atuam em torno da marca Macakids?


Com toda a equipe, que trabalha nos parques, nas ilhas... mais ou menos umas dez pessoas diretamente e mais de setenta pessoas indiretas como ilustradores, design, agência de designer, pessoal que ajuda a escrever as historinhas, a equipe do Live Show....


Além da turminha, tem outro projeto que você atua? Há intenção de novas ‘turmas’ para além dos Macacos...


Não, além da turminha não tem nenhum outro projeto. Atuo fulltime, 100% pensando nos negócios do MacaKids. Temos alguns planos, como lançar a turminha Macakids Baby. Agora a gente tá focado nesse projeto do Super Macakids, que é a versão super-herói da turma, defensores do meio-ambiente...


O que visualiza que precisa ser mudado em nossa cidade para melhorar o ambiente do empreendedorismo...


Faltam valorizar o que é da própria cidade, esse foi meu maior desafio. Hoje nós temos o reconhecimento do público, das crianças, o carinho das crianças principalmente de Vila Velha....mas no início foi muito difícil.


Parece que é da própria cultura, o capixaba não costuma valorizar o que é da terra, ele prefere dar valor para o que é de fora. Isso o capixaba tem muito para melhorar.

O que mais te move na carreira?


O sonho de ver o MacaKids influenciando as novas gerações para o desenvolvimento sustentável. É uma lição muito nobre, as crianças aprendem assistindo aos clipes, aos desenhos, as apresentações.... aprendem a valorizar como jogar o lixo no lugar certo, se preocupar com economizar água, com amizade ao próximo... de certa forma, a gente poder influenciar as crianças nesse sentido é o que mais me move.


Esse reconhecimento do público, das crianças vestindo a roupa dos personagens, ver tudo isso acontecendo é o que mais me motiva.

Quais dicas recomenda para os empreendedores estão começando?


A minha dica para os empreendedores que estão começando é PERSISTÊNCIA.


Persista no seu sonho, persista no seu objetivo e se prepare.

Leia bastante sobre o que você está querendo fazer. Pesquise bastante, aprenda com os erros dos outros que estão no mesmo segmento, olha as histórias de sucesso...e persista, tenha paciência, controlar a ansiedade, as coisas não acontecem no nosso tempo, acreditar, ter fé, e persistir sem ficar parado. Tem que se movimentar, se reinventando, o que puder fazer de cursos dessa da área que você atua, pesquisar o máximo sobre isso e se movimentar e persistir. Essa é a minha recomendação.


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