top of page

Entrevista Pablo Lira - “Não é por acaso que Via Velha é a mais empreendedora do ES e a 29a do país"


A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) divulgou o resultado do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023. São Paulo ficou em primeiro lugar com um ICE de 8,67. Vila Velha alcançou ICE de 6,48 ocupando o 29° lugar nacional e o primeiro lugar no Espírito Santo.


Para explicar melhor a importância dessa conquista e como uma cidade consegue se destacar, entrevistamos o diretor presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), doutor em Geografia, mestre em Arquitetura e Urbanismo e professor da UVV, Pablo Lira.


VVemDia - Como é realizado esse índice?

Pablo Lira - A metodologia desse estudo considera sete dimensões/determinantes para proceder o cálculo do indicador sintético. Ambiente regulatório (nível de burocracia para abrir um negócio, qualidade da gestão fiscal, simplicidade tributária, dentre outras variáveis), infraestrutura (condições de transporte do acesso à internet rápida preço médio do m2, custo de energia elétrica e taxa de homicídios), mercado (taxa de crescimento da economia, PIB per capita IDH, proporção de empresas segundo o porte entre outros aspectos), acesso a capital (operações de crédito e capital poupado per capita), inovação (proporção de mestres e doutores, proporção de funcionários em ciência e tecnologia, proporção da economia criativa, tamanho das empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, entre outros), capital humano (nota do ldeb, taxa líquida de matrícula no ensino médio, nota média no ENEM, proporção de adultos com pelo menos a ensino superior completo, dentre outras variáveis) e cultura empreendedora (capacidade e iniciativa de empreender).


VVemDia – Ou seja, é um índice bem complexo e considera toda a dinâmica de uma cidade.

Pablo Lira – Sim. Além disso, tudo, precisamos destacar que se somam a isso, os resultados que Vila Velha tem em outros índices. A cidade é uma das com maior transparência segundo a Controladoria Geral da União (CGU) e também pela transparência internacional.


VVemDia – Qual seria o objetivo em si do ICE, o que ele contribui para o desenvolvimento da cidade?

Pablo Lira - O propósito do ICE é proporcionar uma avaliação para que o gestor público possa planejar ações que potencializem resultados positivos e aprimorem aspectos ligados às fragilidades municipais. Também viabiliza um diagnóstico para os empreendedores e investidores que buscam cidades promissoras para desenvolver seus negócios. Além disso, reforça a transparência de informações para que o cidadão possa acompanhar e cobrar dos gestores públicos melhorias que devem acontecer nos municípios.


VVemDia – E o que faz Vila Velha alcançar esse destaque tanto nacional, quanto estadual?

Pablo Lira – São um conjunto de fatores. Entre eles a integração que a atual gestão municipal tem com municípios vizinhos e com o governo do estado. Com parcerias fortes, trazendo investimentos para o município como as obras de macrodrenagem, de saneamento urbano, obras urbanas no geral. Destaco ainda que essas obras têm sido realizadas na cultura do ESG, da Governança Corporativa Ambiental e Social.

Não é por acaso que Vila Velha está nesta situação de destaque nacional do índice de cidade empreendedora. É o resultado da integração da gestão municipal com governo do estado. Diferente de outros municípios, que se isolaram, Vila Velha buscou integrar e ampliar suas parcerias com outros municípios, governo do ES e setores produtivos.


VVemDia – Sobre a ESG, pode nos dar um exemplo de obras com esse perfil?

Pablo Lira- Podemos citar a parceria para a Ciclovia da Vida. O apoio que o município está dando para desenvolver essa obra. Irá contribuir na ótica social, para preservar vidas, evitando casos de suicídios e a questão ambiental valorizando o conjunto paisagístico da baia de Vitória, Morro do Moreno, do Convento da Penha, tem o penedo ao fundo. Então, uma obra conectada com as práticas ESG que tem um investimento do governo do estado e vai impulsionar o município de Vila Velha na questão política de esportes, com a possibilidade da travessia da ponte ser uma rota também de eventos do campo do ciclo ativismo, além da questão do turismo.


VVemDia – Quais seriam os benefícios para os moradores de Vila Velha, o que esse podemos visualizar na prática que seria reflexo dessa atuação, medida neste índice?

Pablo Lira - Estamos observando o município de Vila Velha atraindo investimentos. Isso é muito bom para gerar oportunidades, emprego, renda, investimentos na indústria, nos serviços. O turismo é outro potencial relevante, com as praias. O turismo religioso com o Convento da Penha que é um símbolo paisagístico e turístico, cartão-postal do ES. Volto aqui a enfatizar a gestão municipal, por induzir e fazer essa transformação que Vila Velha está passando.


VVemDia – Poderia citar alguma ação que possa ter contribuído diretamente para isso?

Pablo Lira – Podemos citar que Vila Velha é o único município a ter criado, institucionalizado e vem mantendo ativo o conselho municipal de desenvolvimento econômico. Foi implantando nessa gestão atual. O conselho coloca na mesma mesa vários setores para pensar e impulsionar o empreendedorismo e inovação. Estão tanto os representantes do municipal, estadual e também dos setores produtivos e da sociedade de uma maneira geral. Sempre dialogando em favor do desenvolvimento econômico do município canela-verde.


Por Douglas Dantas / Foto: Divulgação



Comments


bottom of page