Por Luciana Santos
No dia 12 de junho de 2022, mais de 50 mulheres escritoras de Vila Velha, e demais municípios do Espírito Santo, se reuniram na Escadaria Maria Ortiz, em Vitória, para uma fotografia histórica. Essa é uma das fotos do livro recém-lançado “Um Grande Dia para as escritoras”.
Por Vila Velha, estiveram presentes na foto e participam do movimento Deane Monteiro, Verena Setúbal, Juliana Martins, Andréa Espíndola, Advanir Rosa, Ione Duarte, Luciana Santos, Maria Fausta Sant' Anna, Erica Carneiro, entre outras. A cidade canela-verde é privilegiada na representação da leitura e da escrita feminina, com maioria escrevendo para o público infantil e com livros publicados por todo o país.
No Brasil, foram mais de 2 mil escritoras reunidas para o evento chamado de Foto Histórica. Deixaram a invisibilidade para alcançar o mercado editorial e conquistar um espaço social marcando uma atividade profissional sem valor na sua existência.
Origem
O movimento teve origem na Feira do Livro em São Paulo, onde foi realizada a foto referência batizada de “Um Grande Dia”.
Várias cidades do Brasil e do exterior também participaram fazendo foto de suas autoras. Com destaque para o Nordeste, com a maior participação, sendo Pernambuco o Estado com mais cidades participantes.
O livro com essas fotos foi criado para marcar essa data e o movimento da escrita e do pensar feminino.
No Espirito Santo teve a iniciativa de Taiga Scaramussa, uma das mediadoras do Leia Mulheres, projeto que valoriza o intelecto feminino, realizando parceria com editoras, livrarias e centros culturais.
Frutos
A partir daí, surgiram vários Coletivos Literários no ES, após esse encontro das mulheres na Escadaria Maria Ortiz. A Taiga Scaramussa, com o Coletivo que deu origem a foto, a servidora Luciana Santos pelo Coletivo Tereza de Benguela e a pedagoga Advanir Rosa do Coletivo Diversidade Literária, além do surgimento da Academia Capixaba de Letras da Diversidade e a idealização da I Feira Literária da Mulher Capixaba.
Escrever literatura e viver disso em cidades fora do eixo Rio ou São Paulo ainda não tem validade. Que possamos sair das sombras e buscar parcerias para superar os desafios femininos no mercado literário de todo o país.
*Professora, servidora pública e escritora
コメント