top of page

“Festa da Penha” é declarada patrimônio imaterial, cultural, religioso e turístico de Vila Velha




Em sessão ordinária realizada na última quarta-feira (13), os vereadores da Câmara Municipal de Vila aprovaram o Projeto de Lei nº2375/22, que declara a “Festa de Nossa Senhora da Penha” patrimônio imaterial, cultural, religioso e turístico do Município de Vila Velha.


A Festa da Penha, como é conhecida, é a terceira maior festa Mariana do Brasil e a maior do Estado do Espírito Santo. A festa tem origem na devoção a Nossa Senhora das Alegrias. Uma das alegrias de Maria é a ressurreição de Jesus, por isso, celebrada na Páscoa. A Festa tem duração de 9 dias, ou seja, inicia no domingo da Páscoa e culmina na segunda-feira, após a oitava da Páscoa.


A Festa da Padroeira integra todo o Estado, de Norte a Sul. Caravanas de todas as dioceses se organizam para homenagear a Mãe da Penha.


O vereador Joel Rangel (PTB), proponente do Projeto destacou a importância da Festa da Penha na história, na cultura e na religiosidade do povo capixaba.


“Nós temos buscado reforçar e fortalecer aquilo que representa a história, a cultura e a religiosidade do povo de Vila Velha. A Festa da Penha é uma celebração que os registros históricos reconhecem como realizada desde 1570, portanto a Festa da Penha é a terceira maior Festa Mariana do Brasil e uma das festas religiosas mais antigas do país. A Festa da Penha é um patrimônio do povo capixaba, é um patrimônio do Brasil”.


Joel também destacou a necessidade da restauração e revitalização do largo e da gruta Frei Pedro Palácios para garantir de que a história e a memória do Convento e da cidade de Vila Velha sejam preservadas.


“A gruta do Frei Pedro Palácios não pode ser um lugar esquecido, até para que os nossos turistas possam conhecer a história do Convento da Penha através da Gruta do Frei Pedro Palácios e da ermida que nós temos aqui ao lado da Câmara na entrada do Batalhão”.


0 comentário

Comments


bottom of page