top of page

Fim da botija | Concessionária instala gás encanado sem custo em condomínio



A Concessionária ES Gás, por meio do programa ES+Gás, em parceria com o Governo Estadual, está promovendo a instalação completa da tubulação de gás natural em um grande condomínio em Vila Velha. Desde a rua até o fogão, toda a instalação está sendo custeada pela concessionária.


Com mais de 350 apartamentos, o condomínio da década de 1980, localizado em Coqueiral de Itaparica, passará a contar com gás encanado sem nenhum custo para os moradores, que pagarão apenas pelo consumo futuro.


Um dos maiores entraves para a instalação de gás em edifícios antigos, ou em residências, é o custo elevado, que está sendo custeado pela concessionária.

SIGA NOSSO INSTAGRAM @VILAVELHAEMDIA

Participe de nossa comunidade de notícias e promoções no WhatsApp.


Embora alguns moradores estejam céticos quanto à segurança da instalação em edifícios já construídos e à manutenção futura, bem como a alteração da fachada com a subida da tubulação externamente, outros ressaltam a possível redução de custo em comparação ao gás de botija e a praticidade do gás encanado. Advogados consultados pela nossa equipe também alertam que, como os condomínios são anteriores a legislação que obriga gás encanado, os moradores não são obrigados a acatarem a instalação podendo continuar a usar gás de botija, a não ser que seja aprovado por unanimidade em assembleia.


Anuncie conosco, valorize o jornalismo regional! Alcance de 400 mil leitores e

mais de 3 milhões de visualizações.


ES+Gás


O programa ES+Gás irá assim possibilitar que centenas de edifícios na Grande Vitória realizem a instalação do gás com gratuidade, como está ocorrendo em Coqueiral de Itaparica. Lançado em 2020 pelo Governo do Espírito Santo, o programa visa promover a descarbonização das fontes energéticas e impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável, com foco na produção e uso de gás natural e biometano.


Entre suas metas, está o aumento do consumo diário de gás natural, dos atuais 2,3 milhões de m³ para 2,8 milhões em 2026, e até 15 milhões em 2034. Outro destaque é a produção pioneira de biometano no estado, com projeções de 50 mil m³ diários em 2026 e 300 mil m³ em 2034.


Para verificar se sua rua ou bairro já conta com a rede de gás, o Instituto Jones dos Santos Neves disponibiliza um mapa no link https://ide.geobases.es.gov.br/maps/1575

Informações


Nossa equipe procurou a ES Gás para obter informações sobre o edital de chamamento público para os condomínios interessados, critérios de seleção, e como os sindicos e moradores podem solicitar o serviço de instalação gratuita em seus condomínios e residências.


Em resposta, a ES Gás informou:


"A ES Gás, empresa de distribuição de gás canalizado do Espírito Santo, privatizada em 2023, informa que tem atuado na ampliação da sua rede de distribuição, visando ofertar o gás natural para mais capixabas, oferecendo conforto, qualidade e mais segurança nos serviços prestados. Além disso, a companhia tem buscado mais inovação na ampliação de seu portfólio de atendimento. O investimento em edifícios residenciais que atualmente utilizam o P13, também conhecido como botija, vem sendo realizado pela ES Gás desde o final de 2024, de forma gradativa e em diferentes empreendimentos, levando em consideração critérios de viabilidade econômica, financeira e infraestrutura técnica, e de acordo com as normas que regem a concessão. Os atendimentos da ES Gás são realizados pelo email sac@esgas.com.br e pelo número 0800 595 0197."








Commentaires


bottom of page