O advogado Eduardo Induzzi, de Vila Velha, alertou sobre uma nova estratégia usada por golpistas para enganar familiares e aplicar golpes virtuais. Os criminosos têm utilizado fotos e informações pessoais, muitas vezes retiradas de redes sociais como LinkedIn e Instagram, para criar perfis falsos no WhatsApp e se passar pelas vítimas.
continua após publicidade
Em um dos casos relatados, os golpistas enviaram à mãe de Eduardo uma foto de um diploma de pós-graduação, inovando na abordagem pra tentar dar maior credibilidade ao golpe e tentando criar uma falsa sensação de legitimidade e confiança. "O diploma foi usado apenas para criar algum vínculo. Não mencionaram nada específico sobre ele, mas claramente é uma tentativa de manipular emocionalmente e dar credibilidade ao pedido de ajuda financeira", explicou o advogado.
A estratégia segue um padrão: os golpistas enviam mensagens afirmando que o número é novo ou profissional, realizam uma ligação breve que é cancelada, e depois pedem dinheiro para pagar supostas dívidas.
Além disso, Eduardo mencionou outra prática preocupante, em que criminosos acessam dados de processos judiciais para enviar mensagens falsas sobre alvarás judiciais.
O advogado reforça o alerta, especialmente para idosos, que são alvos frequentes desse tipo de golpe. Ele orienta que as pessoas sempre confirmem a veracidade das mensagens diretamente com o suposto remetente antes de realizar qualquer transferência. "Não transfiram dinheiro sem verificar e jamais confiem em PIX desconhecidos", conclui.
As autoridades recomendam que vítimas de golpes denunciem o caso à polícia para ajudar nas investigações.
Comments