top of page

HIV/Aids e Hepatites | Pacientes denunciam descaso da PMVV em Centro de Tratamento




Mofo, infiltração, calor pela falta de ar-condicionado funcionando por estarem ‘quebrados’ e boa parte do local ser sem janelas, esses são alguns dos pontos denunciados pelos pacientes que realizam tratamento contra HIV/Aids, Hepatites dentre outras doenças no SAE (Serviço de Atendimento Especializado) / CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) mantido pela Prefeitura Municipal de Vila Velha.

Vila Velha tem o maior índice de contaminação por HIV no ES, e o CTA atende periodicamente mais de 3.500 pacientes, tendo em torno de 5 mil prontuários abertos.



continua após a publicidade

“Muitos pacientes possuem imunidade baixa, estão em tratamento justamente para recuperar sua imunidade e chega no CTA e encontra mofo e outros problemas que podem inclusive agravar seu quadro clínico com doenças pulmonares, por exemplo. Além disso, o local poderia ter uma estrutura melhor, mobiliários melhores, para acolher melhor os pacientes. Ninguém está ali por que quer. É difícil aceitar e termos que vivenciar um local frio, às vezes lotado, sem nenhum conforto. É preciso registar que há muitos idosos e crianças também atendidos. Tantas pracinhas bonitas e um local que deveria ser de acolhida, tão feio, largado, abandonado. O preconceito ainda reina. Ninguém está imune a pegar HIV. São vários casos de esposas, maridos, inclusive héteros, que se contaminaram e passaram para seus cônjuges ", desabafou uma paciente.


continua após a publicidade


Thiago Rodrigues, vice-representante das Pessoas Vivendo com HIV/Aids no ES; referência da Rede Nacional de Soropositivos em Vila Velha, relata que há meses a situação é de conhecimento da Secretaria de Saúde do município, que se comprometeu a resolver o caso, mas não foi solucionado. “A estrutura física está assim há anos. Em junho, estive no local com o vereador Tita, apareceu até um engenheiro dizendo que as obras estavam prontas para começar. Fomos até a secretária de saúde, Cátia Lisboa, que também disse que as obras iam começar esse ano. Não dá para esperar mais, visto que os prazos dados não são cumpridos. Os fluxos de atendimento passaram por mudança só após denúncias públicas. As consultas antes eram marcadas apenas em um ou dois dias por mês. O telefone que o CTA usa atualmente só foi fornecido após nossas denúncias”.

Apesar de Thiago elogiar o atendimento dos servidores do local, ele avalia que a precariedade na estrutura e falta de retorno às demandas, podem ser considerados como descaso e inclusive preconceito da administração municipal aos pacientes com HIV/Aids e demais doenças.

continua após a publicidade

PMVV

Encaminhamos demanda junto à Prefeitura Municipal de Vila Velha, mas até o momento da publicação desta reportagem não obtivemos retorno sobre quando o local passará por reformas.


Onde buscar atendimento


O CTA Centro de Referência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (CTA) com diversos serviços como tratamento, acompanhamento psicológico, sala de vacinação, dentre outros funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, na rua Castelo Branco, 1803, Centro - sede da Semsa. WhatsApp (27) 9.9611-411







-------------------------------

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o VVemDia não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade oficial de governos. Fazer jornalismo custa caro. Contribua, anunciando ou doando para esse projeto de informação de qualidade à sociedade. Informações contato@vilavelhaemdia.com.br ou pelo WhatsApp (27)30727561


0 comentário

Comments


bottom of page