O Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) agora conta com o novo Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), que oferece tratamento multidisciplinar para crianças, adolescentes e adultos. O espaço foi inaugurado em 21 de outubro e proporciona um ambiente lúdico e adaptado para atender pessoas com autismo com todo o acolhimento e conforto necessários.
continua após publicidade
Com uma área de 624 m², o Cetea possui 30 consultórios individuais e dois espaços para atendimentos em grupo, além de uma recepção ampla e adaptada. A expectativa é realizar cerca de 12 mil atendimentos mensais, com foco em oferecer um acompanhamento integral aos pacientes.
“Estamos imensamente felizes com a entrega deste espaço! Agradeço a toda a equipe que se dedicou para transformar esse projeto em realidade. Temos certeza de que os pacientes receberão aqui um atendimento seguro e de muita qualidade”, destaca o pastor Rodrigo André Seidel, presidente da Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes), mantenedora do HEVV.
Livia Torres, cozinheira e mãe de Yuri, de 4 anos, compartilhou sua expectativa em relação ao novo centro. “Esse é um espaço que veio para somar e contribuir para a inclusão das nossas crianças. Aqui, teremos um atendimento muito completo”, comentou.
No Cetea, os pacientes têm acesso a terapias ocupacionais, arteterapia, musicoterapia, e sessões com fonoaudiólogos e fisioterapeutas, além de acompanhamento psicológico e psicopedagógico. As famílias também recebem apoio de assistentes sociais e podem participar de grupos terapêuticos. Todo o espaço foi reformado e ampliado para oferecer um ambiente acolhedor e adequado às necessidades dos pacientes.
“Aqui oferecemos um atendimento diferenciado para toda a família, com uma equipe capacitada para desenvolver planos terapêuticos individualizados, buscando reduzir as limitações e promover a inclusão social de pessoas com TEA”, afirma Melina Ferrari, diretora do Hospital Evangélico de Vila Velha.
**Acesso ao Cetea**
O serviço é destinado a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) encaminhados pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Para ter acesso ao atendimento, é necessário que a família procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Após a confirmação do diagnóstico e indicação das terapias por um neurologista ou psiquiatra, o paciente é encaminhado para o Cetea via regulação de vagas da SESA.
**Localização e funcionamento**
O Cetea está localizado na Rua Raposo Tavares, bairro Alecrim, em Vila Velha. O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Comments