Imagina passear por entre jardins onde já pisaram presidentes e os principais governadores do Espírito Santo? Agora já é possível.
O terreno em que se localiza a Residência Oficial do Governador, na Praia da Costa em Vila Velha, foi transformado no Parque Cultural Casa do Governador com 93 mil metros quadrados de área disponíveis para a visitação divididos em três eixos temáticos: Ambiental, Histórico e Artístico.
A primeira parte do projeto foi inaugurada no último sábado (28) com a abertura de uma exposição com 21 esculturas de artistas capixabas e de outros estados do Brasil espalhados pelo amplo gramado e jardins da residência fazendo lembrar o Museu do Inhotim, em Minas Gerais.
Tal como lá, no Parque Cultural Casa do Governador os visitantes também poderão desfrutar de esculturas imersivas que fazem os participantes interagirem com as obras de arte.
No entanto, toda essa estrutura que teve um investimento de R$1,3 milhão só poderá ser visitada apenas às terças-feiras e quintas-feiras das 8h às 17h após agendamento por telefone (27) 3636-1032
Questionado sobre a restrição à visitação, a Secult/Fapes respondeu ao VVemDia que “A expectativa é de que, em breve, quando o projeto estiver finalizado com a infraestrutura totalmente instalada, as visitas aconteçam também aos finais de semana”.
“Estamos fazendo um Parque Cultural à céu aberto com obras de artistas capixabas e de fora do Estado. Um projeto diferenciado, pois poucos lugares tem um ambiente lindo e que será um centro de estudo. Teremos ainda concursos para que os artistas tenham a oportunidade de expor suas obras neste espaço” comenta o governador Renato Casagrande durante a inauguração.
O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, ressaltou a potência artística e histórica que tem o Parque Cultural Casa do Governador. “O Parque Cultural passará a integrar o nosso circuito de arte contemporânea e uma excelente opção de passeio para os capixabas e para os nossos visitantes. O local está no nosso imaginário e as expectativas do público para essa abertura são as melhores”, pontuou.
A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Cristina Engel, que coordena o projeto junto com a primeira-dama do Estado, Maria Virginia Casagrande, comentou sobre o que o espaço oferece aos visitantes.
“O Parque já tem uma vocação natural em termos de beleza cênica. Então, só isso já é um grande atrativo para conhecer o local. Também tem uma importância histórica pelo fato de ser a Residência Oficial dos governadores do Estado e, dentro desse eixo, o histórico. São muitos pontos que podem ser explorados.”, explicou Cristina Engel.
O Parque
Para elaborar o projeto do Parque Cultural Casa do Governador, duas instituições foram envolvidas, a Ufes e o Ifes, com um total de 21 profissionais, sendo cinco doutores especialistas em diversas áreas e cinco estudantes de graduação. Além da equipe de projeto, também compõe a parceria a Secult, a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), o Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER-ES) e a Fapes.
Obras de arte
Ao todo, 21 obras estão expostas no Parque, sendo 10 temporárias e 11 permanentes. Os artistas são: Ale Gabeira (ES); Tonil Braz (MG); Christina Bastos (ES); Elvys Chaves e Carlo Schiavini (ES); Geisa Silva (ES); Iagor Peres (RJ); Isabela Roriz (RJ); Maria Tereza Aigner & Thiago Sobreiro (ES); Rick Rodrigues & Luccas Martins (ES); Wayner Tristão (ES); Sandro Novaes (ES); Estela Sokol (SP); Julio Tigre (ES); Fernando Velásquez (Uruguay-SP); Fernando Augusto (ES); Narcélio Dantas (CE); Kyria Oliveira (ES); Marilá Dordot (MG); Natan Dias (ES); Bea Martins (RJ) e Alexandre Vogler (RJ).
Parque Cultural Casa do Governador
Residência Oficial (R. Santa Luzia, s/n, Praia da Costa, Vila Velha).
Visitas: às terças e quintas, das 8h às 17h, mediante agendamento pelo telefone (27) 3636-1032.
Comments