top of page
Foto do escritorRedação

​Joana, a Jovem Promessa da Ginástica Rítmica



Na Praia da Costa, em Vila Velha, reside a jovem talentosa Joana Pioli Calçado, de 14 anos. Estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, Joana Pioli Calçado é atleta da ginástica rítmica, com uma trajetória de superação e de conquistas impressionantes.


Seu amor pela ginástica rítmica começou aos sete anos, quando teve a oportunidade de se inscrever em uma escolinha da modalidade. Aos nove, conquistou o primeiro lugar na seletiva da equipe da ex-atleta da seleção brasileira Carolina Garcia, que estava formando um time de alto rendimento. No ano seguinte, em 2019, Joana já conquistava pódios, incluindo uma vitória na segunda fase do Campeonato Estadual na categoria pré-infantil.


Em 2022, Joana conquistou três medalhas no Torneio Regional Sudeste. Entre elas, o primeiro lugar na categoria juvenil com o aparelho arco, alcançando a maior nota de toda a competição. Também se consagrou campeã nacional com o conjunto juvenil.


Este ano não foi diferente. Joana já levou para casa diversas medalhas, incluindo o terceiro lugar na Copa Brasil de Conjuntos, realizada em Mato Grosso do Sul. E, recentemente, de 2 a 6 de agosto, competiu no Torneio Regional Sudeste, em Pindamonhangaba, São Paulo, tornando-se bicampeã com o aparelho arco e assegurando a vaga para o Nacional. Além disso, seu conjunto ficou em segundo lugar, também classificando-se para a competição que acontecerá em novembro.


Joana ressalta que os treinos contínuos com a técnica Carolina Garcia e toda a equipe são fundamentais para alcançar as inúmeras conquistas. “Ao contrário de muitas atletas que focam apenas no individual ou conjunto, optei por treinar em ambas as modalidades. Essa escolha torna cada vitória ainda mais significativa”, ressaltou.



A trajetória de Joana não tem sido fácil. A ginástica rítmica é notoriamente um esporte caro, levando muitas atletas a desistirem. No entanto, o apoio da Prefeitura de Vila Velha, por meio do Bolsa Atleta, tem sido crucial para que Joana continue a perseguir seu sonho de se juntar à Seleção Brasileira.


Enquanto novembro não chega e a chance de mais conquistas no Nacional se aproxima, a bolsista segue uma rotina intensa, treinando cerca de cinco horas diárias, que chegam a oito horas quando está próxima de uma competição.


A próxima parada será em São Bernardo do Campo, São Paulo, onde pretende dar mais um passo em direção ao seu sonho: fazer história no mundo da ginástica rítmica.


Fonte: PMVV Texto: Luiz Eduardo Neves / Foto: Assessoria



0 comentário

Comments


bottom of page