top of page

Manifestação denuncia fim do CAPSij em Itapuã, justiça manda prefeitura manter atendimento no local



Na manhã desta sexta-feira, usuários e profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsij), localizado em Itapuã, realizaram uma manifestação contra o fechamento do local.


No último dia 27 de junho, a Gerência de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha-ES informou que todos os atendimentos do local seriam transferidos, já a partir do próximo dia 03 de julho, para o bairro Jabaeté.


Além da manifestação, a comunidade publicou uma petição pública (clique aqui) e foram à Justiça visando a manutenção do funcionamento do Capsi localizado na região 1 deste município, assim como a inauguração do Caps localizado na região 5, no bairro Jabaeté, que está em construção há 13 anos.


Acatando o pedido da comunidade, a Justiça determinou uma audiência de conciliação para o próximo dia 07 de julho e obrigou que o município deverá manter o funcionamento normal do CAPSij de Itapuã até a referida audiência, sob pena de incidência de multa diária de R$ 2 mil.


Na ação, é destacado que, diante Vila Velha ter uma população superior a 500 mil habitantes, o município deve ter dois CAPS, na forma da Portaria de Consolidação nº 3/2017, do Ministério da Saúde e das Diretrizes Clínicas em Saúde Mental, da Secretaria de Estado da Saúde.


A população ainda denuncia que, além da falta de tempo hábil para realizar a transição dos munícipes assistidos, a população não foi ouvida e tampouco informada sobre a decisão do município.


Ainda relatam que Vila Velha estaria com graves falhas no serviço “sofrendo dia a dia a desestruturação da saúde mental infanto-juvenil do município e as dificuldades enfrentadas pelos servidores públicos, sem manutenção, sem vale social (transporte), sem telefone e sem respeito e consideração às famílias atendidas neste serviço”.


Buscamos a Prefeitura de Vila Velha, mas até a publicação desta matéria não tivemos retorno sobre os motivos, nem se irá cumpria legislação que determina a necessidade de dois CAPSij no município.





0 comentário

Comentarios


bottom of page