top of page

Morador de VV entra para a Força Aérea Americana e programa da Nasa





Morador do bairro Olaria, em Vila Velha, desde criança, Lucas Cristaldi, conquistou o sonho de muitos brasileiros, participar de um programa da Nasa e entrar para a Força Aérea Americana (United States Air Force - USAF).


Tendo toda a sua formação educacional realizada pelo Colégio São José, no Centro de Vila Velha, Lucas conta que logo ao concluir o Ensino Médio, com 18 anos, se mudou para os Estados Unidos em busca de seu sonho.



“Lá nos Estados Unidos eu comecei a minha ‘papelada’ do Green Card para imigração, mas nesse período acabei conseguindo um emprego em Londres, na Inglaterra, onde eu morei por um ano e meio, esperando a documentação da minha imigração. Assim que saiu a documentação, consegui transferência para Nova York trabalhando na mesma empresa de tecnologia que estava na Inglaterra”.


Mas para chegar a ser admitido na Força Aérea, Lucas passou por provas de aptidão física e também de conhecimentos específicos. “São provas parecidas com o ENEM, sobre o básico de aritmética, de matemática, física e baseado nisso eu consegui selecionar certos trabalhos”, comenta.



Inicialmente foi admitido como Sargento e Oficial de Contratação/Licitação desempenhando papéis primordiais em missões da USAF em locais como Palau, Guam, Puerto Rico, República Dominicana e Catar, abrangendo desde ações humanitárias até apresentações em shows aéreos e operações de evacuação.


Em 2022, Lucas foi admitido no concorrido "Senior Leader Enlisted Commissioning Program (SLECP)", permitindo-lhe cursar Aeronáutica com especialização em Operações Espaciais por meio de uma bolsa militar. “Depois de me graduar, vai ser quando a Força Aérea vai me treinar para virar piloto. O avião eu ainda não sei, mas vai ser o curso de pilotagem básica e depois pilotagem avançada”.


Nasa


Além de militar da Força Aérea Americana, Lucas é embaixador do Sistema Solar da NASA, programa oficial da agência americana que busca levar informação e conscientização sobre o espaço, por meio de eventos de visualização de lançamentos de foguetes em Cabo Canaveral.


"O intuito do programa da NASA é exatamente inspirar a geração de jovens que tem o sonho de seguir uma carreira na aérea de aviação/astronomia/engenharia/matemática etc…" explica Lucas.

Em recente visita à Vila Velha, Lucas esteve no Colégio São José onde celebrou suas conquistas com a nova geração de estudantes e vencedores da competição de foguetes nacional, compartilhando com eles os desafios e triunfos de sua jornada, reforçando a importância da educação integral que teve em sua formação.









Comments


bottom of page