top of page
Foto do escritorRedação

Músicos de Vila Velha são destaque em concerto com Orquestra Jovem Vale Música




Os músicos integrantes do Casaca, Rastaclone, Java Roots e Salvação, tradicionais grupos musicais de Vila Velha juntos dos Manimal e Herança Negra se unem à Orquestra Jovem Vale Música em um concerto histórico no próximo dia 11 de setembro, às 19h, no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória.


Com regência do maestro Lucas Anizio, o concerto “Orquestra Jovem Vale Música e Convidados” irá apresentar as principais canções autorais de bandas capixabas no formato sinfônico e contará com a participação de Amaro Lima (Manimal), Anderson Ventura (Java Roots), Bob Reggae (Rastaclone), Jon Santos (Herança Negra), Renato Casanova (Casaca) e Rodrigo CX (Salvação).


Os ingressos são gratuitos e poderão ser retirados na bilheteria do teatro, a partir das 18h, no dia do evento. O concerto tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Idealizadora do concerto, a coordenadora cultural da Estação Conhecimento de Serra, Júlia Sodré, explica que o espetáculo tem o objetivo de destacar a produção autoral das bandas capixabas que fizeram sucesso entre a segunda metade dos anos 1990 e os anos 2000. “O nosso recorte foram bandas que possuem discos gravados e que alcançaram projeção local, nacional e internacional naquele período”, conta Júlia.


O repertório vai reunir 14 músicas que transitam entre o rock, o reggae e o rockongo, mistura de rock e congo popularizada pelas bandas Manimal e Casaca. O regente da Orquestra Jovem Vale Música, Lucas Anizio, admite que selecionar as músicas para o concerto não foi uma tarefa fácil. “Foi difícil selecionar entre tantos sucessos da música capixaba. A ideia principal foi a de valorizar nossa cultura e ampliar o conhecimento do nosso público através de canções que fizeram história e marcaram uma geração”, adianta Lucas, lembrando que os arranjos estão sendo preparados exclusivamente para o espetáculo: “A releitura das obras no formato sinfônico acontecerá de forma inédita. Os músicos se entregam e curtem cada ritmo. Tenho certeza de que será inesquecível”, comenta o regente.


Entre os artistas convidados a expectativa também é grande. Um dos músicos mais talentosos do Espírito Santo, Amaro Lima iniciou sua carreira em 1995 e fez parte da banda Manimal, antes de se lançar em uma bem-sucedida carreira-solo. Durante a apresentação com a Orquestra Jovem Vale Música, o cantor vai interpretar sucessos do repertório da banda, como “Encontrei” e “Água de Benzer”. “Tocar com uma orquestra é sempre uma experiência única. Não só pelos arranjos, mas por toda atmosfera de estar com muitos músicos no palco. No caso da Orquestra Jovem Vale Música, essa experiência ganha outra emoção por ser formada por jovens músicos. Vai ser incrível!”, aposta Amaro.


A ORQUESTRA JOVEM VALE MÚSICA


Um dos grupos mais antigos do Projeto Vale Música ES, a Orquestra Jovem Vale Música conta com 26 integrantes de 14 a 26 anos e já realizou concertos em homenagem aos 50 anos de carreira de Milton Nascimento (2013), a homenagem a Ivan Lins, com a participação do cantor e do pianista Gilson Peranzzetta (2015), e o concerto dedicado aos 80 anos de Roberto Menescal (2016). Anualmente participa de Festivais de Música, como o Festival de Música Erudita do Espirito Santo e o Festival de Inverno de Domingos Martins.

Em dezembro de 2020, com a pandemia da Covid-19, a Orquestra Jovem Vale Música apresentou o concerto virtual “Brasileiríssimo”, idealizado com o objetivo de valorizar a música brasileira e de ampliar o conhecimento dos alunos e do público quanto à riqueza e à diversidade da MPB. Na gravação, a Orquestra Jovem Vale Música executa uma adaptação para orquestra do baião “Eu só quero um xodó” (Dominguinhos/Anastácia), gentilmente cedida pelo maestro Modesto Flávio, um dos primeiros regentes a atuar no Projeto Vale Música.



PROGRAME-SE

Concerto “Orquestra Jovem Vale Música e Convidados”

Regência: Lucas Anizio

Participações especiais: Amaro Lima, Anderson Ventura, Bob Reggae, Jon Santos, Renato Casanova e Rodrigo CX

Data: 11 de setembro (domingo)

Horário: 19h

Local: Centro Cultural Sesc Glória (Teatro Glória) – Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória – CEP. 29.010-002.

Ingressos: gratuitos (retirada de ingressos na bilheteria do teatro, no dia do evento, a partir das 18h)

Patrocínio: Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura

Parceiro executor: Estação Conhecimento de Serra

Realização: Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura


Repertório

“Na Puxada de Rede” – Banda Manimal. Arranjo: Gilson Santos

“Cidade do Reggae” – Herança Negra. Arranjo: Deyvid Martins

“A Nova” – Herança Negra. Arranjo: Deyvid Martins

“Perfume de Flor” – Rastaclone. Arranjo: Igor Cowosque

“Selvageria” – Rastaclone. Arranjo: Igor Cowosque

“Cara Metade” – Banda Salvação. Arranjo: Deyvid Martins

“Altas Ondas Astrais” – Banda Salvação. Arranjo: Deyvid Martins

“Os Anjos” – Java Roots. Arranjo: Igor Cowosque

“Na Jornada” – Java Roots. Arranjo: Igor Cowosque

“Anjo Samile” – Banda Casaca. Arranjo: Deyvid Martins

“Marina” – Banda Casaca. Arranjo: Deyvid Martins

“Encontrei” – Amaro Lima. Arranjo: Deyvid Martins

“Água de Benzer” – Amaro Lima. Arranjo: Deyvid Martins

“Além do Mar” – Amaro Lima. Arranjo de cordas: Leo Caetano; Adap. de sopros, base e percussão: Deyvid Martins.


0 comentário

Comments


bottom of page