Enquanto o mundo continua em alerta e diversos países reestabecem medidas sanitárias, governo federal e do Espírito Santo, decreto outros, estabelecem medidas de abrandamento contra a doença.
Coincidências ou não, as decisões no Estado se deu na véspera do Carnaval de Vitória e Festa da Penha,com o governo do ES liberando o uso de máscara e até mesmo desobrigando o passaporte vacinal.
Enquanto em terras capixabas 'está tudo liberado', o governo federal também anunciou o fim da emergência sanitária por covid-19 no país. A medida vêm próxima ao início das principais atividades políticas em ano eleitoral.
Milhares assim se aglomeraram sem os cuidados recomendados por especialistas.
Camarote sem Covid, rua contaminada?
Estranha-se, no entanto, que apesar disso, o verdadeiro Carnaval popular, de blocos nas ruas, esse, não pode ainda acontecer.
Resultados?
Após toda a flexibilização, o Estado chegou a registrar mais de 800 novos casos, quando a média tem sido abaixo de duzentos. Nas últimas 24h, também registrou cinco mortes, após dias com nenhuma ou apenas uma morte.
Mais uma vez, nota-se que o clamor populista supera o respeito à garantia das vidas.
Veremos se todas as medidas dos governos irão conseguir 'segurar' a pandemia. Como bem lembrou a Epidemiologista Ethel Maciel, o povo pode acatar decretos, mas o vírus não.
Enquanto isso, continuemos nos cuidados com vacinas, máscaras e higienização.
Por Douglas Dantas, Jornalista.
コメント