top of page

Papo da Segunda | Terceira Via ou pode-se chamar "em cima do muro"?!?

Atualizado: 5 de abr. de 2022




Num país com mais de 30 partidos, a falta de posições claras e objetivas tendem a ludibriar os eleitores, fazendo com que a escolha se dê pela pessoa e não pelo partido.


Diante a tamanha falta de clareza, com raríssimas exceções, não vemos, em nosso país, ideologia partidária. Filiações se dão por interesses do momento.


Diferente de países como Estados Unidos, com "praticamenre" dois únicos grandes partidos nacionais e bem posicionados, Democratas e Repúblicanos, no Brasil muitos insistem em criminalizar a dualidade entre esquerda X direita, atualmente representada por Bolsonaro e Lula.


Assim, alguns defendem, de um tempo pra cá , a Terceira Via. Mas, essa  existiria de fato ou seria a convergência dos que ficam "em cima do muro", se posicionando mais por conveniência do que por ideologia partidária?


Entre os destaques, um recente ex-ministro, Sérgio Moro, tenta se descolar do governo de direita do qual fez parte; outro ex-ministro, Ciro Gomes, do Governo Lula, faz o mesmo, tentando se descolar da esquerda 'raiz'.


Quem vota nos partidos de esquerda sabe do posicionamento dos candidatos, assim como os de direita.


Mas e a terceira via? O que de fato defende? Seria uma mistura? Sabemos que não! E isso precisa ficar mais claro ao eleitor, que até agora não se engajou nessa opção.


Seja qual for a via, o que é preciso estar claro ao eleitor são as propostas e posicionamentos, o que até então não acontece.



Por Douglas Dantas, Jornalista.





Atualizado em 5/4/2022

Comments


bottom of page