Mais uma Festa da Penha se aproxima, já com atividades inclusive em andamento.
Nossa principal atração turística, o Convento da Penha está totalmente ligado à fé e religiosidade. Assim também temos a Festa da Penha, a terceira maior festa religiosa do país.
Soma-se às demonstrações de fé católica, os milhares de evangélicos que lotam as areias de nossas praias no tradicional Jesus Vida Verão.
Ainda temos a mais antiga igreja em funcionamento do país, a de Nossa Senhora do Rosário na Prainha; as festividades do Congo de São Benedito e as históricas igrejas da Barra do Jucu e de Ponta da Fruta. Ainda um bom trecho dos Passos de Anchieta se dá em terra canela-verde.
No entanto, pouco se explora, a não ser em períodos festivos, de todo esse perfil turístico religioso.
Falta elaboração de um roteiro com orientação ao turista, acolhimento e principalmente estrutura. Vila Velha carece com poucos hotéis e pousadas que em períodos de festas chegam a faltar leitos.
É preciso o poder público olhar com mais atenção para esse turismo, que ja está aí, faltando apenas "um empurrao" para movimentar e aquecer o setor gerando emprego e renda.
Que esta Festa da Penha, após dois anos on-line, marque não só a retomada do evento presencial, mas também a virada para uma nova era de desenvolvimento turístico.
Por Douglas Dantas, Jornalista.
Comentarios