top of page

Papo Em dia | O caótico trânsito de Vila Velha precisa de mudanças


Por Douglas Dantas, jornalista



A depender do horário que estiver circulando pela cidade, a sensação é de estarmos em via quando em manutenção no sistema Pare e Siga. Anda um pouquinho, para um pouco.


Com o crescimento de algumas regiões, avenidas e ruas têm se tornadas caóticas. Próximo às escolas dependendo do horário não se passa. Em frente ao Shopping Vila Velha, o nó se forma com interseção de ruas que chegam do Centro, de Boa Vista e de Itapuã. Em Coqueiral, até a Avenida Santa Leopoldina tem apresentado ‘engarrafamentos’. Sem contar nos acessos à ponte.


Apesar de todo o fluxo, o que se vê é o aumento de semáforos, sendo colocados inclusive em avenidas que nem tem alta velocidade, onde lombadas poderiam surtir o efeito sem a necessidade de parar o trânsito.


Nota-se muita falta de respeito por parte dos motoristas, bem como de pedestres, ciclistas, motociclistas que adoram dar seus jeitinhos para agilizar o seu lado e por ora, atrapalhar ainda mais o trânsito.

Já passou da hora de nossa cidade investir em sistemas inteligentes e em um projeto de mobilidade que venha atender os munícipes. Não há mais espaço para amadorismo em um setor tão importante e vital para a sociedade.


Para além da questão estrutural, com semáforos inteligentes, por exemplo, é preciso investir em educação e principalmente fiscalização. Além disso, pensar alternativas como estabelecimento de horários diferenciados dos setores produtivos e das escolas; bem como melhorar o transporte público criando alternativas para evitar que os veículos ‘de passeio’ sejam a opção mais vantajosa para se locomover na cidade.


Como avalia nosso trânsito? Quais sugestões? Participe, comente!

0 comentário

Komentáre


bottom of page