top of page

PM retoma programa de prevenção às drogas em escolas de Vila Velha



Com a flexibilidade do retorno às aulas presenciais, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) também retoma as suas atividades nas escolas.


Em Vila Velha, o primeiro dia foi nesta quinta-feira (17), na UMEF Antônio Debarcellos e Raymunda de Mendonça, localizada no bairro Santa Mônica.

O tenente-coronel Maxswel, diretor adjunto de Direitos Humanos e Polícia Comunitária foi prestigiar o momento em que o instrutor capitão Moretheson apresentou o programa aos alunos do 5º ano, repassando orientações de forma didática e lúdica sobre como evitar o uso de drogas.


O instrutor explicou que durante as aulas os pequenos são ensinados a controlar os impulsos e pensar nos riscos e consequências do uso de ilícitos, o que resulta em escolhas mais responsáveis.

Aproximadamente 250 alunos do 3º, 4º e 5º ano serão atendidos neste primeiro semestre. As aulas serão ministradas uma vez por semana durante os 10 encontros previstos e a formatura está programada para ocorrer no mês de maio de 2022.


A diretora da escola, Maria Adailma Calazans da Paz, contou a experiência positiva que o Proerd resultou na vida das crianças: “Quando o programa foi iniciado aqui, as crianças tinham 10 anos de idade. Hoje são adultos formados e bem resolvidos, que ainda nos abordam perguntando sobre o Proerd. Por isso não abrimos mão dessa ferramenta essencial.


O ponto mais importante na minha visão é a orientação nas escolhas, com um grande aporte para o diálogo, encorajando as crianças a se abrirem, exporem seus sentimentos sem julgamentos”, avaliou.

Por falar em experiência, o instrutor capitão Moretheson atuou no Proerd por 10 anos, em sala de aula, antes de ir para a Reserva Remunerada em 2016. Ele formou mais de cinco mil crianças em escolas públicas e privadas no município de Vila velha.


“Retornar à ativa da Polícia Militar e poder atuar na educação de crianças e adolescentes é muito gratificante. Mais ainda por poder contribuir com informações e testemunhos que os ensine a dizer não e se manter longe de qualquer possibilidade de envolvimento com as drogas, construindo boas amizades sem a necessidade de praticar atos ilícitos”, salientou.





O que é o Proerd?


O Proerd foi criado nos Estados Unidos e trazido para o Brasil em 1992. Trata-se de um programa preventivo e estratégico, atualmente conta com os currículos voltados aos alunos da Educação Infantil, séries iniciais, 5º e 7º ano do Ensino Fundamental e currículo para Pais, que mostra os efeitos das drogas e ensina as habilidades necessárias e motivação para manter-se afastados das drogas.


O Proerd é aplicado em parceria nas escolas, durante 10 semanas, com uma aula por semana ao longo do semestre. Os instrutores são policiais militares fardados que, acompanhados pelos professores das turmas, passam lições que objetivam o desenvolvimento da auto-estima, cidadania e civilidade, além de ensinar técnicas de auto-controle e resistência às pressões dos companheiros às formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.


Texto e Fotos Divulgação PM-ES

0 comentário

Comments


bottom of page